Temp

UBSs de Barueri adotam medidas para conter transmissão de coronavírus

- 18 de março de 2020

As Unidades Básicas de Saúde de Barueri (UBSs) estão adotando algumas medidas de segurança baseadas nas orientações do Ministério da Saúde, visando conter a pandemia de coronavírus (covid-19).

Sendo assim, estão sendo canceladas gradualmente as consultas médicas agendadas e os grupos conduzidos pelos terapeutas ocupacionais, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas, fonoaudiólogos e enfermeiros. Da mesma forma, os atendimentos odontológicos serão temporariamente cancelados, mantendo-se apenas os atendimentos de urgência e emergência.

As coletas de exames laboratoriais previamente agendadas serão adiadas até momento oportuno, limitando-se apenas a gestantes e a casos de prioridade. 

A marcação de retornos também está suspensa por enquanto, exceto para casos prioritários, como pré-natal, crianças menores de 1 ano e pacientes com doenças crônicas não transmissíveis (diabetes, hipertensão arterial, cânceres, doenças respiratórias crônicas, por exemplo).

As receitas de uso contínuo que estão próximas de vencer terão seu prazo de validade estendido para 90 dias. 

Fique em casa
A Secretaria de Saúde de Barueri reforça a necessidade de o maior número possível de pessoas ficarem em suas casas, evitando ao máximo a exposição ao coronavírus. O isolamento é importante porque evita que um grande número de pessoas contraia o vírus ao mesmo tempo, causando uma sobrecarga nos serviços de saúde, que não terão como atender a todos.

Além disso, a meta é evitar óbitos pela doença a todo custo, e o isolamento pode ajudar a conter a transmissão, especialmente de pessoas com maior propensão a desenvolver a forma grave da doença, como é o caso de idosos e pessoas com doenças crônicas.