Temp

Estudantes conhecem trabalho de reciclagem de lixo em Barueri

- 18 de maio de 2017

Na quarta-feira, dia 17, foi comemorado o “Dia Internacional da Reciclagem”. A data foi criada e estabelecida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) para promover a reflexão sobre questões ambientais e a forma de consumo. Em Barueri, o trabalho de reciclagem vem sendo realizado há muitos anos pela Cooperativa de Trabalho dos Profissionais Prestadores de Serviço de Reciclagem do Município de Barueri (Cooperyara), que recebeu nesta semana, alunos do curso de Eventos da Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatec Barueri), para que eles pudessem ver e entender, in loco, como funciona o trabalho da cooperativa, dos cooperados e da reciclagem de uma forma geral.  

Os estudantes foram acompanhados de um professor e receberam explicações de como funciona esse trabalho na cidade. A Cooperyara tem atualmente 55 cooperados. Cada um deles tem média salarial de R$ 1.300 com o trabalho desenvolvido.

Em Barueri, a coleta seletiva passa porta a porta, duas vezes por semana em 100% das ruas. Em média são coletados cerca de 240 toneladas de materiais recicláveis mês, número que é aproximadamente 3,5% do total de lixo doméstico recolhido na cidade.

Mas afinal o que é reciclagem e por que ela é recomendada?

Reciclagem é o processo de conversão de produtos usados em materiais que podem ser reutilizados para produzir novos itens. Desta forma, é possível reduzir o consumo de matérias-primas, de utilização de energia, além de evitar a poluição do meio ambiente, a partir do tratamento correto de lixo e a redução da emissão de gases do efeito estufa.