Projeto na Fieb Mutinga transforma salas de aula em verdadeiros museus

- 18 de julho de 2018

No decorrer do primeiro semestre deste ano, alunos de Administração, Design de Interiores e Publicidade da unidade do Jardim Mutinga da Fieb participaram de três estudos do meio com visitas às cidades de Paranapiacaba, Santos e São Paulo. Para apresentar os resultados, a escola organizou uma exposição nas salas de aula com os trabalhos dos estudantes a qual destacou detalhes das visitas, incluindo elementos teatrais.

Os alunos do primeiro ano que visitaram Paranapiacaba elaboraram murais com fotos feitas no dia, também disponibilizaram iguarias gastronômicas, reforçaram o turismo cultural da cidade e destacaram a importância do sistema ferroviário para o desenvolvimento do município. A apresentação foi em 30 de junho.

Em 5 de julho, os alunos do segundo ano que passaram por Santos, além de expor painéis com fotos antigas da história do Porto, recriaram uma versão do tradicional Aquário da cidade e deram ênfase ao turismo. Já no dia 7, os terceiros anos que visitaram a capital paulista criaram simulações do funcionamento da Bolsa de Valores da Bovespa e fizeram uma exposição fotográfica pelos locais que conheceram. Também reproduziram a Pinacoteca e montaram o “minimercado municipal” do centro de São Paulo, com direito ao famoso sanduíche de mortadela.

Estudos do meio
Em Paranapiacaba, a saída ocorreu em 11 de maio, o principal objetivo foi conscientizar os participantes sobre a importância da preservação do espaço natural e do espaço histórico. Também foi a oportunidade para que os alunos tivessem conhecimento sobre o desenvolvimento econômico gerado pelo ciclo do café e identificassem as características da mata atlântica daquela região

Em 16 de maio, a visita dos alunos da Fieb foi para a cidade de Santos. Foi a chance de estudar o papel do Aquário na preservação da vida marinha e analisar a necessidade da produção do café para o desenvolvimento econômico, político e social do estado. Além do Aquário e do Museu do Café, os participantes também visitaram locais como o Porto, as ruínas dos casarões do Valongo, a Estação de Nossa Senhora do Valongo e o Monte Serrat.

No centro de São Paulo, o trabalho dos alunos foi em 29 de maio com uma excursão extensa ao Pátio do Colégio, Mosteiro de São Bento, Marco Zero, Catedral da Sé, Parque da Luz, Estação da Luz e, por fim, a Pinacoteca.

Temp Temp