Guardas ambientais fazem capacitação em Barueri e São Paulo

- 18 de agosto de 2017

Os guardas municipais ambientais de Barueri estiveram durante toda essa semana participando de cursos de capacitação oferecidos pela Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente (Sema) e também de um intercâmbio em São Paulo, com a Guarda Ambiental do município, para aprimorarem seus conhecimentos na área.

Na cidade, a equipe sob a supervisão de José Carlos Querato, esteve no Centro de Proteção ao Animal Doméstico (Cepad) e também no Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) onde conversaram com a bióloga Érika Sayuri Kaihar, que fez uma análise sobre a visita. “É importante para a capacitação dos guardas. Sempre tem uma novidade que eles precisam aprender ou reaprender e o trabalho deles é muito importante para o meio ambiente.”

Para José Carlos Querato, “essa reunião serve como um aprimoramento de conhecimentos naquilo que um guarda municipal ambiental trabalha diariamente. São questões como biodiversidade, fauna e flora, resgate de animais, descarte de resíduos sólidos e a parte de contaminação. Então esses são alguns setores que a Guarda Ambiental fiscaliza. Às vezes surgem dúvidas e fazemos esse aprimoramento. Nossa equipe está constantemente se reciclando para poder, quando for preciso, ver as diferenças de um animal doméstico para um silvestre, por exemplo.”

A Guarda Ambiental de Barueri conta com um grupo de 10 integrantes que atendem denúncias, fazem resgates de animais, dão apoio as zoonoses, ao Cetas e ao Cepad. “Hoje o trato com a natureza é feito com bastante zelo pela nossa equipe”, finalizou Querato.

Só em 2017, a Guarda Ambiental já recebeu mais de quinhentas denúncias de podas de árvores supostamente irregulares e maus tratos com animais domésticos entre outros.