Dia do Folclore será comemorado no “Cultura no Parque” no domingo dia 27

- 18 de agosto de 2017

O Dia do Folclore é comemorado tradicionalmente no dia 22 de agosto, e a Secretaria de Cultura e Turismo de Barueri realizará uma série de atividades no Parque Municipal Dom José para celebrar a data. O evento acontecerá no domingo dia 27, das 10h às 13h, durante o “Cultura no Parque”.

Entre as ações acontecerá a Hora do Conto, especial com histórias envolvendo o folclore brasileiro, por exemplo, Saci-Pererê, Curupira, entre outras.  Haverá apresentação da banda Todas as Notas e no repertório estão incluídas as músicas folclóricas: Morena Bonita, Bumba Chora, Coco Dendê, entre outras. Os alunos das Oficinas de Artes também participarão apresentando trabalhos desenvolvidos durante o curso. Para quem gosta de gincana haverá uma com muitas brincadeiras onde toda a família poderá participar.

No Brasil, o Dia do Folclore foi oficializado em 1965 por meio de um decreto federal. Tal oficialização ocorreu em virtude da grande massa de estudos sobre cultura popular que já havia no país desde o século XIX. Entre os estudiosos desse tema, destacaram-se nomes como o de Mário de Andrade e de Câmara Cascudo.

Em 1951, foi realizado o I Congresso Brasileiro de Folclore, no qual foi elaborada a Carta do Folclore Brasileiro: “Constituem o fato folclórico as maneiras de pensar, sentir e agir de um povo, preservadas pela tradição popular e pela imitação e que não sejam diretamente influenciadas pelos círculos eruditos e instituições que se dedicam ou à renovação e conservação do patrimônio científico e artístico humanos ou à fixação de uma orientação religiosa e filosófica”.

Entre as principais lendas, superstições e festas populares do Brasil, temos Saci-pererê, Curupira, Iara, Bumba meu boi (que também é celebrado em festa), Lobisomem, Mula sem cabeça, Carnaval, frevo e maracatu rural, o forró, a catira, a quadrilha, e por aí vai.

Frequentemente podemos encontrar nessas lendas resquícios de mitologias europeias, asiáticas e africanas. Práticas como a de “benzer” um doente, de “fechar o corpo” contra males e outras variações disso também estão dentro do universo folclórico brasileiro e remetem também a tradições populares de outros continentes.