Temp

Barueri monitora áreas de mineração

- 18 de setembro de 2019

A Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente de Barueri (Sema), em atendimento às diretrizes do programa Município VerdeAzul, monitora as áreas de mineração de Barueri.

Empresas de mineração existem há mais de 40 anos em Barueri e estão localizadas no Bairro dos Altos e Jardim Califórnia, ocupando 2,5% da área total do município. Hoje, o acompanhamento destes locais se faz necessário, devido ao crescimento habitacional nos arredores destas áreas de mineração.

A regulamentação e fiscalização em São Paulo estão subordinadas à legislação estadual e à regulamentação federal. Os órgãos que estão incumbidos desta tarefa são a Agência Nacional de Mineração (ANM) e a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo).

O município realiza sua parte mapeando e acompanhando estes locais. “O licenciamento e a fiscalização desta atividade não são da alçada municipal, mas nós podemos acompanhar o avanço das frentes de lavra dentro das mineradoras e, com o apoio de ferramentas de geoprocessamento e imagens de satélite, estimar e monitorar potenciais impactos ambientais”, relata o secretário de Recursos Naturais e Meio Ambiente, Marco Antônio de Oliveira (Bidu).

Temp