Temp

Preservação de nascentes é vital para fornecimento de água tratada

- 18 de setembro de 2019

Em 2016 um olho d’água foi identificado como nascente numa área de lazer na Aldeia da Serra. Como a região é abastecida por um sistema isolado, cuja a água é proveniente de três lagos (Órion, Fênix e Morada dos Lagos), a preservação ganhou a preocupação dos moradores e do condomínio.

O local ganhou o nome de “Nascente Modelo” por servir de exemplo para outras nascentes de água existentes no município, chamando a atenção da população sobre a importância de preservá-las para manter os recursos hídricos.

Esta iniciativa está alinhada ao Programa Município VerdeAzul e a Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente (Sema) realiza visitas monitoradas ao local. O serviço é gratuito para grupos de no mínimo cinco pessoas e pode ser solicitado através do e-mail sema@barueri.sp.gov.br.

A educadora ambiental da Sema, Lucimara Cunha dos Santos, relata que a preservação das nascentes e de seus entornos é fundamental. “O desmatamento e a degradação do solo causam a eliminação das nascentes, bem como a poluição das mesmas. A preservação é importante para a garantia dos rios e córregos gerados por elas, mantendo o abastecimento local”, destaca.

Temp