Fotos inscritas no 11º Concurso de Fotografia “Paisagens em Barueri” já foram julgadas

- 18 de outubro de 2018

Profissionais experientes debruçados sobre centenas de fotos, avaliando criteriosamente cada uma. Foi assim a manhã de terça-feira (dia 16) na Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente (Sema), quando aconteceu o julgamento das fotos inscritas na 11ª edição do Concurso de Fotografia “Paisagens em Barueri”.

A comissão julgadora foi composta pelos fotógrafos profissionais Flávio Costa, Henrique Vilela, Aloísio Maurício, além de Rodrigo da Silva Borges, fotógrafo, publicitário e ganhador do concurso por quatro vezes, e Yara Maria Garbelotto, representando a Sema. Em nenhum momento os membros da comissão julgadora tiveram acesso à autoria das fotos, primando pela lisura de todo o processo de avaliação.

A escolha não foi nada fácil. Ao todo, a Sema recebeu 398 fotografias provenientes de 142 inscrições. Dessas, 98 foram inscritas na categoria Profissional, 259 na categoria Amador e 41 na categoria Juvenil. O Concurso irá premiar 1º, 2º e 3º lugares em cada uma delas; os prêmios chegam a R$ 21 mil.

Surpreendente
A qualidade do material surpreendeu a comissão julgadora. Para o repórter fotográfico Aloísio Maurício, a categoria Amador chamou a atenção. “O mais difícil foi a categoria Amador. Foi sensacional! E é muito legal, tem trabalhos ótimos que no Profissional não teve”, enfatizou.

Para ele, está de parabéns toda cidade que promove esse tipo de concurso. “É sempre muito bom colocar as pessoas para observar a sua própria cidade, porque a gente tem mania de viver e não ver. Esse tipo de concurso faz com que a gente passe a observar mais onde vivemos e isso é muito importante, passando a observar você dá mais valor. Eu acho espetacular um tipo de concurso desse porque você acaba mexendo com a vida do cidadão”, exprime Aloísio.

O ato de provocar o olhar da sociedade também foi destacado pelo fotógrafo Henrique Vilela. “Esse tipo de iniciativa é extremamente importante. Você incentiva as pessoas a olharem para a fotografia, que é arte, é intelectual; você incentiva, por exemplo, esses adolescentes começarem a empreender com a fotografia, dando um norte pra eles na área da comunicação, que é uma profissão. E é bacana valorizar também o ambiente em que a gente vive, você faz com que a sociedade olhe para o ambiente”, afirma.

Os vencedores do Concurso serão revelados em evento especial a ser realizado na Câmara Municipal de Barueri no dia 22 de novembro às 19h30. Além de compor a exposição “Paisagens em Barueri 2018” na Casa de Leis de 22 a 30 de novembro, também serão oferecidos prêmios em dinheiro aos três primeiros colocados de cada categoria. Saiba mais clicando AQUI.

Temp Temp Temp