Temp

HMB tem programação especial durante o Novembro Azul

- 18 de novembro de 2018

Em comemoração ao Novembro Azul, mês de conscientização sobre o câncer de próstata, o Hospital Municipal de Barueri (HMB) promoverá diversas ações sobre o tema com atividades abertas ao público.

A abertura da programação foi feita na terça-feira (dia 13) com a palestra “Valorizando a Vida”, ministrada por Dalila Duarte, fisioterapeuta uroginecológica, para explicar o que é o câncer de próstata, fatores de risco, tratamentos, alimentação adequada e principalmente a importância de prestar atenção no próprio corpo. “O homem ainda tem vergonha de falar sobre alterações e dores na região pélvica, por isso, é interessante que os familiares estejam atentos”, explica a fisioterapeuta, que destaca a presença das mulheres para acompanhar, tirar dúvidas e marcar as consultas.

A próstata é uma glândula localizada abaixo da bexiga dos homens que produz parte do sêmen, líquido responsável pelo transporte dos espermatozoides. De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), embora o câncer nesta glândula tenha um crescimento lento na maioria dos casos, ele representa a segunda causa de morte por câncer, atrás apenas do câncer de pulmão.

O Instituto Nacional de Câncer (Inca) alerta que na fase inicial do câncer de próstata, muitos pacientes não apresentam sintomas ou apenas têm dificuldade para urinar. “O normal é urinar entre duas e três horas. Quando esta frequência aumenta, inclusive no período noturno, é necessário procurar ajuda. Principalmente porque o câncer de próstata é uma doença silenciosa e quanto mais cedo for feito o diagnóstico, maior será chance de cura” alerta Duarte, que ressalta como fundamental o hábito de comparecer ao urologista frequentemente para realizar exames de rotina.

É importante destacar que a SBU recomenda que os exames de sangue (PSA) e de toque retal, fundamentais para detectar o câncer de próstata, sejam feitos a partir dos 45 anos por todos os homens e a partir dos 40 anos para negros ou quando há histórico de câncer na família. “Os exames são realizados de forma rápida, indolor, sem necessidade de anestesia ou internação hospitalar”, esclarece Jair Pedralli Júnior, coordenador de urologia do HMB. Ambos exames são oferecidos na unidade e são solicitados na consulta com o urologista, que na primeira vez deve ser solicitada nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), e nas próximas pode ser agendada diretamente pelo hospital.

“Devemos realizar campanhas informativas sobre o diagnóstico, tratamento e prevenção do tumor de próstata, levando essa discussão também para o ambiente familiar”, completa o urologista. Com este objetivo, o HMB planejou palestras abertas à população com especialistas de diversas áreas, como fisioterapia, oncologia e urologia. Além disso, como tratamento do câncer na unidade é feito por uma equipe multidisciplinar, a programação do Novembro Azul também conta com ações que envolvem o cuidado com a autoestima e com o bem-estar.

Confira a programação completa para o Novembro Azul:
19/11, 8 às 17h, piso intermediário:
Massoterapia para homens
22/11, 12h30, Espaço de Eventos: “Agora vamos conversar sobre o câncer de próstata”, com o oncologista Ricardo Oliveira
26/11, 10 às 16h, Cantinho da Beleza: Autocuidado e o valor do cuidado, com corte gratuito de cabelo para os homens
27/11, 18 às 20h, Feira Noturna de Barueri: Tenda da Saúde com equipe de enfermagem, médica, nutrição e psicologia
30/11, 15h, Espaço de Sala de Eventos: “Saúde do homem”, com o médico Jair Pedralli Júnior, coordenador da urologia

 

Temp