Ações da Saúde marcam Mês da Enfermagem

- 19 de maio de 2017

Em maio (dia 12), é celebrado o Dia Internacional da Enfermagem e a Prefeitura de Barueri, por meio da Secretaria da Saúde, promoveu ações que destacaram a importância desses profissionais no sistema de saúde, através de palestras com o viés motivacional e capacitatório.

A Coordenadoria de Ações Básicas de Saúde deu inicio (dias 3 e 4) às ações com uma aula acerca do tratamento e prevenção de feridas. Esta iniciativa foi dada pela Diretoria Técnica de Enfermagem e ministrada pela enfermeira Rosana Santiago. E nos dias 8 e 12, a Semana da Enfermagem contou ainda com presença da coaching Christina Boldrim, que ministrou encontros motivacionais que nortearam a construção do modelo ideal do profissional da saúde.

A Comissão de Enfermagem de Barueri também direcionou as atividades com palestras na Câmara Municipal que abordaram temas sobre atendimento pré-hospitalar de enfermagem, resgate, diabetes na infância e outros conteúdos que implementam a formação de enfermeiro.

Detalhes que fazem a diferença
O mês de maio também é marcado pelo dia Mundial de Higiene das Mãos (comemorado dia 5), principal via de transmissão de microrganismos durante a assistência à saúde, por isso, nos dias 15 e 16, o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar, realizou no Pronto Socorro Central o 1º workshop sobre Higienização das Mãos e Prevenção de IRAS (Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde), que orientou a forma correta de higienizar as mãos.

De acordo com o médico e secretário de Saúde, Paulo Silas Reis, a atenção sobre o tema ainda é necessária. “É preciso sensibilizar, não apenas os profissionais da saúde, mas a todos, pois a higienização das mãos ainda é a melhor medida que previne e controla infecções”, disse.