Temp

São João Batista é celebrado em Barueri com carreata, lavagem do santo e missa on-line

- 19 de junho de 2020

O mês junho é marcado pelas festas juninas e comidas típicas: bolo de milho, maçã do amor, quentão... apresentações de quadrilhas. A festança é comemorada com muita animação nos quatro cantos do Brasil, mas o mundo mudou com a pandemia da Covid-19. Há mais de três meses eventos foram cancelados ou adiados e o distanciamento social fez com que as celebrações fossem reinventadas.

Há mais de um século os fiéis da cidade festejam um dos santos mais tradicionais da cultura cristã. No próximo dia 24 (quarta-feira) é comemorado o Dia de São João Batista, padroeiro do distrito sede de Barueri.

Como o momento é atípico, não haverá a tradicional quermesse da Paróquia São João Batista, nem show pirotécnico, arraiás ou shows musicais, como nos anos anteriores que reuniam milhares de pessoas. A igreja está fechada, mas os devotos terão a oportunidade de assistir à transmissão ao vivo da missa e da lavagem do santo pelo Facebook.

O padre Marcio Messias Cardozo destaca que o momento em que estamos vivendo é dramático e as atividades pastorais estão sendo feitas por distanciamento. “São João tem uma importância muito grande para Barueri, a imagem doada chegou à cidade em 1889 e desde então a data é celebrada pelos fiéis. Este ano quem acompanhar a carreata poderá descer, ficar ao lado da porta do carro e, de longe, assistir ao momento da lavagem, inclusive reverenciando a imagem”. O padre informa que todos que participarem da carreata usarão máscaras e álcool em gel, respeitando o distanciamento e seguindo todas as medidas da Vigilância Sanitária.

Na terça-feira (dia 23), às 20h, acontecerá a missa do 9º dia da novena de São João Batista, presidida pelo padre Edilson Pinto dos Santos. Em seguida há o levantamento do mastro e bençãos da fogueira e do bolo de São João Batista.

Às 23h50 iniciará a concentração para a carreta da lavagem da imagem de São João Batista e os veículos participantes devem entrar no estacionamento da Igreja Matriz pela avenida Henriqueta Mendes Guerra. A imagem sairá pela rua Benedita Guerra Zendron e transportada por um veículo com destino à Fonte São João Batista, onde será lavada.

Festa da Natividade de São João Batista
Já do dia 24, às 16h, será realizada a missa da Natividade de São João Batista, presidida pelo padre Marcio Messias Cardozo, pároco da Matriz São João Batista. Em seguida acontecerá a 1ª Carreata em honra ao padroeiro de Barueri pelas ruas do centro da cidade. A saída dos veículos será pela av. Henriqueta Mendes Guerra.

Como a igreja ainda está fechada, a celebração será transmitida pelo página no Facebook da própria Paróquia São João Batista através do link: https://www.facebook.com/saojoaobatistabarueri .

Temp