Revitalizado, Parque Ecológico de Barueri atrai adeptos da vida ao ar livre

- 19 de junho de 2018

São mais de 1 milhão de metros quadrados de pura natureza e lazer ao ar livre; mais de 2 mil árvores frutíferas e ornamentais; centenas de espécies de animais silvestres ao alcance dos olhos. O cenário perfeito para relaxar, praticar atividades físicas ou, simplesmente, contemplar. O Parque Ecológico de Barueri é tão grande e guarda tantas atrações, que será necessário uma série de quatro reportagens para abordar tudo. Hoje é primeira delas.

O Parque Ecológico de Barueri é uma ótima opção para quem busca mais qualidade de vida. Revitalizado pela Prefeitura por meio da Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente (Sema), atrai de 3 a 6 mil pessoas toda semana. Com entrada franca e muitas opções de lazer igualmente gratuitas, é um “respiro” na rotina cada vez mais intensa das cidades sem precisar sair de dentro de uma.

O espaço é tão livre e democrático que não é raro servir de palco para festinhas de aniversário e ensaios fotográficos de crianças e casais. É o caso de Camila Fernandes, que fez a festa de dois anos de sua filha por lá, no dia 10 de junho. Frequentadora assídua do local, diz que acha importante incentivar os pequeninos a brincarem mais ao ar livre.

“Foi muito legal, todo mundo gostou. Sempre tive vontade de comemorar o aniversário da minha filha em um lugar que ela gostasse muito e o parque é bonito e descontraído”, afirma. Mais de 70 pessoas compareceram à festa, que contou com uma decoração caprichada, em local plano e sob árvores. E o melhor: sem gastar um centavo com locação.

Pra não querer mais ir embora
Motivos para ir e ficar sem pensar na hora não faltam. O Parque Ecológico dispõe de comodidades suficientes para entreter famílias e amigos o dia todo. As 46 churrasqueiras espalhadas pelo local estão entre as favoritas do público, sendo 26 cobertas por quiosques e as demais 20, abertas, ao lado de grandes mesas de concreto em meio a natureza. Um grande lago e um espelho d’água tornam a experiência ainda mais gratificante.

Dois campos de futebol oficiais, dois minicampos, quatro quadras (uma de vôlei, uma de futsal, uma de basquete e uma de tênis), quatro mesas de ping-pong e dois playgrounds são mais algumas das opções disponíveis. Um quiosque maior, com capacidade para 50 pessoas, um salão de festas e até um batistério também compõem o espaço, mas para usar é necessário fazer reserva.

A pista asfaltada permite confortáveis caminhadas, corridas e passeios de bicicleta, patinetes ou patins. Seguro, o Parque conta com policiamento ininterrupto e, falando nisso, abriga até uma base da Guarda Ambiental, que coíbe crimes ecológicos. E para os mais aventureiros, existe até a possibilidade de fazer uma trilha na mata fechada.

A empresária Daniele Lo Bello estava conhecendo o espaço pela primeira vez com o marido e seus três filhos e gostou do que viu. “Gostei bastante. É uma área muito gostosa, principalmente para as crianças. Tive muito boa impressão e pretendo voltar. Tem bastante área verde, dá para distrair bastante as crianças”, declara.

A infraestrutura inclui estacionamento gratuito com espaço para cerca de 300 carros, ambulatório médico e diversas barracas que vendem alimentos, bebidas e até brinquedos. Mas não para por aí. Na semana que vem, a segunda reportagem da série vai mostrar um outro lado do Parque: as ações educativas desenvolvidas por lá.

Serviço:
O Parque Ecológico de Barueri fica na avenida Doutor Dib Sauaia Neto, 1600, Alphaville. Ele funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h, e aos finais de semana e feriados, das 9 às 17h.