Temp

HMB promove 1ª Semana de Qualidade e Segurança do Paciente

- 19 de dezembro de 2018

Entre os dias 4 e 7 de dezembro, o Hospital Municipal de Barueri (HMB) realizou a 1ª Semana de Qualidade e Segurança do Paciente para abordar as Práticas de Segurança Organizacional (PSOs). 

O objetivo da programação foi alertar todos os setores do hospital sobre os cuidados com as circunstâncias de risco e principalmente sobre importância de notificar incidentes com agilidade. A notificação e a classificação do caso são fundamentais para viabilizar as providências e contornar possíveis danos. Todas as medidas visam o comprometimento e a preocupação da unidade em relação a qualidade e a segurança do atendimento, além de buscar o constante aperfeiçoamento do serviço prestado.

De forma simples e direta, as práticas de segurança são atitudes que diminuem as possibilidades de erro e aumentam as chances de acerto. E todos os colaboradores da unidade podem ajudar com atitudes simples e decisivas como, por exemplo, trabalhar como um time, encarar as dificuldades como possibilidade de aprendizado, realizar as tarefas conforme as boas práticas descritas pelos manuais, escutar de forma atenta qualquer preocupação sobre segurança e notificar o incidente quando perceber um risco significativo para segurança do paciente.

A abordagem foi feita com base nas Seis Metas Internacionais de Segurança do Paciente da Aliança Mundial para a Segurança do Paciente, criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), e que abrangem as PSOs: identificar os pacientes corretamente, melhorar a efetividade da Comunicação entre os profissionais de saúde, melhorar a segurança no uso de medicamentos de alta vigilância, assegurar cirurgias com local de intervenção correto, procedimento correto e paciente correto, reduzir os riscos de infecções associadas à higiene das mãos e reduzir os riscos de lesões ao paciente decorrente de quedas.