Temp

Demutran forma mais uma turma de agentes de trânsito 

- 20 de fevereiro de 2018

Desde o início desta semana, Barueri conta com o reforço de 26 agentes de trânsito. A solenidade de formatura da terceira turma do Demutran (órgão da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana) aconteceu na manhã de segunda-feira (dia 19), em frente ao Batalhão Coronel Edson Santos da Silva, sede da Pasta. 

Os novos agentes participaram, durante 90 dias, de treinamentos em Legislação de Trânsito, Noções de Engenharia de Tráfego, Sinalização, Ética, Cidadania e Procedimentos Operacionais. “Sejam bem-vindos e venham para servir o nosso povo”, desejou aos formandos o prefeito de Barueri, Rubens Furlan. 

O efetivo do Demutran passa a contar com 175 integrantes para administrar diariamente cerca de 700 mil veículos. “A missão primordial é a prevenção e educação no trânsito, que se inicia desde os pequeninos, que recebem em suas escolas orientações para um trânsito mais seguro”, afirmou Regina Mesquita, secretária de Segurança e Mobilidade Urbana.  

Os três primeiros colocados da terceira turma do Demutran (Alan Albuquerque Rodrigues, Wesley Ramos Araújo e Marcos de Oliveira Leite) receberam seus certificados das autoridades presentes. Os demais agentes foram congratulados por seus padrinhos e madrinhas de formatura. 

Sob os acordes do Corpo Musical da Guarda, os novos membros do Demutran desfilaram em conjunto com pelotões da Guarda Civil Municipal e acompanhados por viaturas da Romu, Demutran, Defesa Civil, Guarda Ambiental, Radiopatrulha, Resgate, Guardiã Maria da Penha e Segurança Escolar, além de motocicletas do GTM, Demutran e Resgate, demostrando as várias modalidades de policiamento da segurança municipal. 

Novos armamentos 

O evento de formatura da terceira turma do Demutran também foi marcado pela entrega simbólica de novos armamentos à Guarda Civil Municipal. A corporação recebeu 370 pistolas de calibre 380 que vão substituir os revólveres calibre 38. 

“Os guardas não vão mais usar o 38. Já estamos habilitando aqueles que ainda não têm o curso para poder fazer uso deste tipo de armamento”, informou a secretária de Segurança, Regina Mesquita. 

O arsenal de armas de cano longo da Guarda também foi incrementado pela Prefeitura com mais 12 espingardas (dez de calibre 12 e duas de calibre 36). “Em Barueri, estamos reduzindo a cada mês o índice de criminalidade. No ano passado, foi diminuída em 26% a criminalidade na cidade e esperamos reduzir ainda mais neste ano”, relatou o chefe do Executivo, Rubens Furlan.  

Tanto os guardas municipais como os agentes do Demutran também receberam kits novos de seus uniformes. A novidade no fardamento da Guarda são bolsos laterais na calça. Já os novos trajes dos agentes de trânsito têm, além dos refletivos, fitas fluorescentes para garantir maior visibilidade em situações ou ambientes de baixa ou nenhuma luminosidade. 

Temp Temp Temp