Temp

Febre Amarela: Barueri já vacinou mais de 200 mil pessoas 

- 20 de fevereiro de 2018

No último fim de semana (sábado e domingo, dias 17 e 18), a Secretaria de Saúde de Barueri, através da Vigilância em Saúde, realizou mais um mutirão de vacinação contra a febre amarela. A ação foi coberta por todas as 16 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e também pelo SAE (Serviço de Atendimento Especializado), além de um posto volante dentro do Alphashopping, em Alphaville, que realizou atendimentos no sábado e registrou bastante movimento.  

Ao todo, o município já imunizou 202.898 pessoas. Só neste final de semana foram vacinadas 23.585 pessoas, sendo 13.389 no sábado e 10.196 no domingo. A Secretaria de Estado da Saúde, que fornece o imunológico, considera que 240 mil vacinas sejam suficientes para imunizar toda a cidade, mas a equipe de Saúde está solicitando cerca de 313 mil, considerando a população flutuante.  

Vacine-se 

A vacinação continua até que toda a cidade seja imunizada. Quem ainda não tomou pode procurar qualquer UBS portando documento oficial com foto e carteira de vacinação (item obrigatório para crianças com até 12 anos). Quem for viajar para o exterior e precisar do Certificado Internacional de Vacinação (mediante comprovação com passagem) ou tiver qualquer contraindicação à vacina fracionada deve dirigir-se ao SAE.  

Vacinando desde novembro 

Ao contrário do que muita gente pensa, essa campanha teve início em Barueri já no ano passado, em novembro, e ao longo dela vários mutirões foram realizados. Até então, por determinação do Ministério da Saúde, o município recebia doses para cobrir as chamadas áreas prioritárias (cinturão verde). Este ano, a pedido da equipe de Vigilância em Saúde, Barueri recebeu aval para imunizar toda a sua população com doses fracionadas da vacina.  

Temp