Temp

Núcleo de Dança de Barueri retoma atividades com novos professores e aula de circo 

- 20 de fevereiro de 2018

A volta das aulas do Núcleo de Dança de Barueri começou com uma super novidade, foi incluída no programa a aula de circo, que envolve acrobacias de solo, equilíbrios em bola, arame tenso, malabares, contorcionismo e tecidos aéreos, entre outras atividades.  

O Núcleo de Dança de Barueri realizou recentemente uma seletiva para o curso, uma oportunidade para novos bailarinos ingressarem no corpo de baile da escola da cidade. Coordenado pela Secretaria de Cultura e Turismo, o Núcleo foi criado em 2017 com o objetivo de oferecer uma formação artística e qualificada aos jovens bailarinos. O programa envolve aulas práticas e teóricas em balé clássico, dança contemporânea, musicalização, história da dança e, agora, a nova modalidade, circo.  

Após a seletiva, o número de alunos dobrou e as aulas variam de acordo com o nível da cada bailarino. Cada turma possui em média 14 pessoas e os alunos já estão se preparando para participar dos festivais. Além de contar com novas modalidades o Núcleo de dança está com novos professores como Everson Botelho (Beka), que já integrou o renomado Grupo Corpo; Gabriela Baraldi, bailarina; e Otacílio Oliveira, pianista. 

“Nossos alunos passam todos os anos por uma avaliação para mudar de nível, e a metodologia utilizada é a cubana da Escola Nacional de Ballet de Cuba (ENBC). Com menos de um ano de criação, o Núcleo, através dos nossos alunos, conseguiu conquistar vários prêmios em festivais como, por exemplo, o “Passo de Arte Santos” e o “Festival Bravos”, afirmou Ariane Anderaos, coordenadora do Núcleo de Dança. 

Eliane Lira, mãe da aluna Yasmim de 8 anos destacou: “A minha filha era aluna do curso de balé das Oficinas de Artes e participou da seletiva. Ela treinou o mês de dezembro inteiro para poder conseguir a vaga e, apesar de insegura, conseguiu. Estamos muito felizes e a minha filha  está encantada com a aula de circo”.  

Conheça os novos professores 

Everson Botelho  (Beka) -  já foi integrante do Grupo Corpo, Beka de 1999 a 2011 dançou no Grupo Corpo Companhia de Dança de Belo Horizonte/MG, sob direção de Paulo Perdeneiras, onde teve a oportunidade de mostrar seu trabalho em importantes festivais e dançar em mais de 30 países, destacando: "Theatre Des Champs Elysees/Paris - França", "BAM (Brooklyn Academy Of Music) NY - EUA", "Mason De La Danse/Lyon - França", "Sadler's Wells/ Londres - Inglaterra.". Teve uma breve passagem pela São Paulo Companhia de Dança em janeiro de 2012, sob a direção de Iracity Cardoso e Inês Bogéa. Beka também prepara bailarinos para festivais e concursos nacionais e internacionais como YAGP - Nova Iorque e Prix de Lausanne - Suíça.  

Gabriela Baraldi – Gabriela Baraldi começou seus estudos em ballet clássico em 2006, se formou jornalista pela Unesp e integrou a Companhia Estável de Dança de Bauru por três anos. Atualmente é bailarina na Paula Castro Cia. de Dança. 

Otacílio Oliveira - Pianista, tecladista e produtor musical , nascido 1974  em São Paulo. Formado em piano popular em 1998 na Escola de Música Strauss. Teve como principal formador o também Pianista e maestro Tito Pereira. Ao longo de sua formação, participou de aulas complementares de Harmonia e Improvisação com os pianistas, Moisés Alves, Adão Monteiro e Aluízio Pontes, sendo esses, os seus maiores influenciadores. 

Otacílio tem dedicado os últimos 20 anos, na formação de novos músicos. Trabalhos notáveis, shows e gravações como Dvd Renascer Praise 12 no Estádio do Pacaembu, Dvd Renascer Praise 13 no Ginásio do Ibirapuera, Dvd Renascer Praise 16 no Museu do Ipiranga, Comédia Musical “As Damas de Paus”  Teatro Fernando Torres.