Saúde amplia trabalhos de combate ao tabagismo

- 20 de abril de 2017

Combater o tabagismo tem sido um dos maiores desafios da sociedade. Leis antifumo e programas que visam alertar sobre os riscos que o cigarro pode causar à saúde estão ganhando cada dia mais espaço e mesmo assim o número de pessoas que sofrem com o vício ainda é expressivo.

Todas essas informações já não são mais novidades, mas o que muita gente não sabe ainda é que para aqueles que desejam parar de fumar, podem contar com esse apoio de forma gratuita na rede de saúde pública de Barueri.

Os chamados Grupos de Tabagismo são formados por pessoas que buscam mais qualidade de vida e querem acabar de vez com esse hábito.

Os grupos funcionam em algumas unidades de saúde básica da rede municipal e recebem o acompanhamento de psicólogos e médicos especializados em tabagismo. O tratamento tem a duração de três meses e, conforme os diagnósticos, o paciente recebe um adesivo ou medicação que tem o efeito de amenizar os sintomas da abstinência do tabaco.

De acordo com a Secretaria de Saúde, existe o projeto de ampliar o acesso ao programa por meio da implantação dos grupos em todas as unidades básicas de saúde.

“A ideia é facilitar o acesso a esse serviço o máximo possível e garantir que o paciente continue o tratamento até o final”, afirmou a diretora de Programas da Saúde, Fabiana dos Santos.

Para participar os interessados podem procurar o Crad – Centro de Referência em Alcoolismo e Drogadição, ou as unidades de saúde: Armando Gonçalves de Freitas (Parque Imperial), Hélio Berzaghi (Jardim Paulista), Pedro Izzo (Jardim Esperança), Amaro José de Souza (Jardim Mutinga) e a Hermelino  Liberato Filho (Jardim Belval). Para Mais informações, o telefone é 4199-3100.