Secretaria da Mulher apoia os direitos indígenas

- 20 de abril de 2018

Como diz a música da cantora Baby do Brasil, “todo o dia era dia de índio”, ou seja, ressalva que a causa indígena deveria ser sempre lembrada e, no 19 de abril (data em que celebra o Dia do Índio), a Secretaria da Mulher de Barueri recebeu a visita de membros da Aldeia Tenonde Porã (situada em Parelheiros, São Paulo), que compartilharam sua cultura por meio de uma roda de conversa, dança, música e artesanato. O objetivo foi estimular o apoio sociocultural indígena.

A vice-presidente da União das Nações Indígenas do Estado de São Paulo, Mary Kaipó, liderou o encontro que começou com um bate-papo sobre a preservação milenar indígena através da criação de mais políticas públicas.

“Buscamos apoio para desenvolver projetos que valorizem a nossa cultura”, destacou Mary, que também é psicóloga social e relatou a importância de espaços que estimulem, sobretudo, o empreendedorismo feminino indígena.

“Existem aldeias que apoiam mulheres empreendedoras que têm habilidades e vivem por meio da venda de artesanatos. A mulher indígena também quer conquistar o seu espaço, empoderar-se e mostrar o seu trabalho”, reforçou.

Para a secretária municipal da Mulher, Giani de Souza, essa troca cultural veio para estimular a reflexão sobre o tema. “Quando questionamos a forma que a mulher indígena vive hoje, é preciso rever se os seus direitos são respeitados. Nós fazemos parte dessa cultura, não se trata apenas de lembrar do Dia do Índio, a reflexão vai muito além”, ressaltou.

Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), há mais indígenas em São Paulo do que em outros estados brasileiros e o Brasil é considerado um dos países com a maior diversidade sociocultural do mundo.

Temp Temp Temp Temp