Temp

Equoterapia promove inclusão em torneio internacional

- 20 de junho de 2017

Barueri, através da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Hípica Santa Terezinha, marcou presença no sábado, dia 17, na Copa Mundial de Três Tambores – competição com cavalos – realizada na cidade de Porto Feliz, interior de São Paulo, promovida pela National Barrel Horse Association.

Numa participação mais que especial, Maysa Aparecida Alves, com o seu fiel companheiro de equoterapia, Raio (cavalo da raça quarto de milha), disputou a modalidade paraesportiva da tradicional prova do tambor, que exige velocidade, força e muita habilidade.

“Maysa não sente os membros inferiores e por isso pratica a equoterapia há dois anos. Sua dedicação foi muito além do tratamento, e hoje ingressa no esporte e disputa a prova do tambor e conquista visibilidade internacional”, disse a equoterapeuta Eliane Baatsch.

“Fiquei muito feliz em participar e peço a Deus que prepare outros torneios”, revelou Maysa que conquistou o 11º lugar no ranking geral.

Inclusão
Segundo a organização do evento, a National Barrel Horse Assocition lança a modalidade paraesportiva com o objetivo de difundir os benefícios do esporte equestre.

“O cavalo é um animal encantador e esse convívio ajuda a estimular a sensibilidade e promove a inclusão de pessoas que precisam de atenção especial e a modalidade paraesportiva reafirma esse compromisso”, destacou o presidente da NBHA Brasil Abelardo Peixoto.

O que é a prova do tambor?
Na arena são distribuídos três tambores que são contornados numa volta de 360 graus pela amazona ou cavaleiro durante o galope. O vencedor da disputa é quem realiza o trajeto em menor tempo.

Você conhece a Equoterapia?
A SDPD oferece a Equoterapia (convênio com a hípica Santa Terezinha) como tratamento complementar terapêutico, que auxilia na reabilitação de pessoas com deficiência. O segredo está nos movimentos tridimensionais que o cavalo realiza (para frente, para os lados e para cima), estimulando o equilíbrio, coordenação motora, alongamento muscular, dentre outros benefícios à saúde.

Temp