Temp

Em Barueri, ações online marcam homenagem ao Dia da Consciência Negra

- 20 de novembro de 2020

Em Barueri, o Dia da Consciência Negra é comemorado nesta sexta-feira (dia 20). Criada em 2003, a efeméride foi incluída no calendário escolar até ser oficialmente instituído em âmbito nacional em 2011. A data lembra a morte de Zumbi dos Palmares, considerado símbolo da resistência contra a escravidão. Mais de 300 anos após o seu falecimento, a celebração ressalta a importância de refletir sobre a posição dos negros na sociedade e a constante luta contra a discriminação racial e desigualdade social.

A Unegro (União Barueri de Negras e negros pela igualdade Contra Homofobia e Intolerância Religiosa) vai realizar a 2ª Feira Cultura da Consciência Negra Barueri, a partir das 10h, com transmissão online direto do Centro de Eventos. Haverá apresentação de dança africanas, dança com as crianças da comunidade, capoeira, desfile de moda, peça teatral, musicais LGTBQIA+, palestras com militantes e uma grande roda de samba com participação das escolas de samba de Barueri.

O evento conta com o apoio da Secretaria de Cultura e Turismo de Barueri, que inclusive realiza ações e projetos para que a comunidade negra tenha os mesmos acessos e oportunidade que o restante da população, entre elas estão a Festa da Cultura Brasileira, que retrata também a cultura afro e a  importância que ela teve sobre a formação do povo brasileiro, a Caravana da Família, que envolve a participação de todos os integrantes da família durante a apresentação de alunos dos cursos de artes, além das aulas artísticas, que somam mais de 40 modalidades, com talentosos professores de teatro, circo, dança, artes visuais e música.

O secretário de Cultura e Turismo, Jean Gaspar, ressaltou a importância da data. “Temos procurado oferecer os mesmos acessos para toda a população, sem discriminação. Acredito que a luta contra o racismo tem um caráter de ativismo constante. É uma luta que se desenvolve no trabalho, escolas, grupos culturais, nos bairros e na universidade. Uma luta pelo direito de ser afrodescendente brasileiro, portador de uma tradição, com direito a uma vida digna e um futuro promissor, porque todos nós temos que ter os mesmos direitos independente de credo, raça ou religião.”

O evento é transmito online, das 10 às 20h, através da página do Facebook Unegro Barueri.

Temp Temp Temp Temp