50 Tons de Vida Rosa: Secretaria da Mulher lança nova campanha de combate ao câncer de mama

- 21 de fevereiro de 2020

Na quarta-feira (dia 19) ocorreu a abertura da nova campanha da Secretaria da Mulher de Barueri a favor das mulheres com câncer de mama. O programa “50 Tons de Vida Rosa” tem como objetivo realizar 50 ações ao longo do ano com o intuito de conscientizar a população sobre o tema e trazer benefícios para as mulheres que estão enfrentando a doença.

Essas ações pretendem auxiliar o tratamento oncológico das assistidas, criando assim um incentivo à saúde e ao bem-estar, através do Núcleo de Combate ao Câncer de Mama, setor ligado à Secretaria da Mulher que oferece cuidados paliativos, orientações sobre o autocuidado e palestras, dentre outras ações. O Núcleo também realiza doação de perucas, lenços, sutiãs pós-cirúrgico, próteses pós-mastectomia, corpetes e braçadeiras.

As ações iniciaram em 2017 com o programa “10 Tons de Rosa”, que levou massagens e terapias com os melhores profissionais da área holística, treinamento para melhor readaptação ao mercado de trabalho e atividades desportivas voltadas às mulheres mastectomizadas e em tratamento.

2018 foi o ano do programa “20 Tons de Rosa Mais Claros”, que teve o intuito de recuperar a autoestima de mulheres que enfrentam ou enfrentaram a doença, com ações que garantiram mais apoio para elas com terapias alternativas, workshops, atividades esportivas, momentos de beleza, sessão de fotografias, cursos, confraternizações e muito mais.

No ano de 2019 foi lançado um desafio de realizar muito mais ações que nos anos anteriores, que foi chamado de “40 Tons de Liberdade Rosa”. Foram 40 ações (quatro atividades por mês) para complementar e revitalizar o tratamento convencional oncológico (Hormonioterapia, Quimioterapia, Radioterapia e Cirurgia). O objetivo principal foi proporcionar bem estar físico, psicológico e social. O programa realizou diversas atividades para resgatar autoestima, melhorar as capacidades motoras através de atividades esportivas adaptadas (Natação Rosa, Yoga Rosa e Fisiodança), atividades que estimulam empreendedorismo (Geração de Renda), trabalhos manuais e coletivos para unir e trocar experiências de vida entre as Pérolas Rosa.

Esses números crescentes de ações para as frequentadoras do Núcleo de Combate ao Câncer de Mama trouxeram uma forma de vida diferenciada resgatando valores e desenvolvendo junto aos familiares uma rede única de apoio e solidariedade. Esses excelentes resultados foram responsáveis para que a Secretaria fizesse um desafio ainda maior, o que encorajou o lançamento dos “50 Tons de Vida Rosa”.

Ao final da cerimônia, a secretária da Mulher, Giani Cristina de Souza, ressaltou a esperança de que as ações tragam bons frutos. “A saúde da mulher é de vital importância para nós, e por isso estamos tão felizes de lançar essa nova campanha, que será um verdadeiro desafio. A conscientização do câncer de mama não deve ficar restrita somente ao Outubro Rosa, mas sim no ano inteiro”, finalizou.