Formação sobre empoderamento feminino traz reflexões para as mulheres

- 21 de fevereiro de 2020

O conhecimento é o agente transformador de uma sociedade. Uma pessoa só terá atitudes e opiniões diferentes das convencionais a partir do momento em que ela tiver informação. E pensando nisso, a Secretaria da Mulher de Barueri trouxe, na segunda-feira (dia 17), uma formação sobre o empoderamento feminino.

O evento ocorreu no auditório da Secretaria e contou com mais de 50 pessoas, que acompanharam as palestrantes desenvolver assuntos ligados a todos os aspectos do fortalecimento da mulher, intersetorialidade, interseccionalidade e transversalidade de gênero.

A secretária da Mulher, Giani Cristina de Souza, abriu o evento ressaltando a importância da troca de informações. “A gente só pode falar de mudança do outro quando mudamos isso dentro da gente, e todas nós estamos em constante mudança e é assim que eu acredito que a sociedade vai evoluindo cada dia mais”, colocou.

O evento contou com a presença da Plan Internacional, Think Olga e She Decides, plataformas que já trabalham fortalecendo projetos e programas de empoderamento feminino para meninas e mulheres.

Viviana Santiago, da Plan international Brasil, falou sobre o empoderamento de meninas e como aquilo que é performado quando adulto é ligado diretamente aos estímulos recebidos quando ainda se é criança. Também desenvolveu temas ligados à implementação de programas e projetos sociais que favoreçam as mulheres. “Nós devemos usar as lentes de gênero no processo de elaboração de políticas públicas e de projetos. Devemos pensar também em tudo o que envolve essas meninas e mulheres, porque isso altera profundamente a maneira como elas acessarão seus direitos”, discursou.

Seguindo a programação, a segunda a palestrar foi Amanda Kamanchek, gerente de inovação da Think Olga, que trabalha desde 2013 pelo direito das mulheres. Ela trouxe informações importantes sobre projetos de empoderamento e fortalecimento das mulheres na cidade.

“Trouxemos a jornada de mobilidade de gênero, que foi um trabalho na imersão nas questões que envolvem o deslocamento das mulheres nas cidades. A nossa jornada se chama ‘O caminhar é feminino’, onde estamos pensando em como promover cidades mais seguras para as mulheres, e nessa jornada a gente desenvolveu ‘O meu ponto seguro’, que é uma pesquisa para compreender o conhecimento das mulheres sobre os pontos de ônibus, que são os locais que elas mais relatam que sentem medo nas cidades. Então com o resultado dessa pesquisa, a gente está pensando em como implementar mais políticas públicas para pensar neste espaço para as mulheres”, ressaltou.

Para finalizar o evento, Gisela Pires Foz de Barros, jovem líder do She Decides, trouxe uma reflexão dos avanços e desafios dos 25 anos da Conferência da ONU, que teve como objetivo ampliar os acessos aos serviços de saúde reprodutiva, reduzindo não só as taxas de natalidade como as de mortalidade, elevando os níveis de educação, renda e status educacional das mulheres.

Gisela também abordou dados ligados à interseccionalidade. “Esse tema é de suma importância para nossa sociedade, pois só será possível elaborar políticas públicas eficazes, quando escutarmos as necessidades de todos de nossa sociedade, que é tão diversa e complexa”, ressaltou.

Ao final da cerimonia as palestrantes ressaltaram que espaços como os que foram cedidos pela Secretaria da Mulher são importantes para troca de aprendizado e assimilação de conhecimentos. “Para nós, é muito feliz estar participando deste evento nesta Secretaria, que fomenta várias frentes como esportes, ciência e empregabilidade. Afinal ser mulher é muita coisa, então é importante que a gente não restrinja os espaços das mulheres, mas que a gente consiga olhar outros espaços que elas ainda não estão”, finalizaram.

Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp