Temp

Cidade conectada: Barueri tem 24 pontos com sinal de Wi-Fi livre 

- 21 de fevereiro de 2018

“Esse Wi-Fi de Barueri é melhor do que o da minha casa”, postou um usuário no Twitter. Já outro escreveu: “Usando Wi-Fi livre da Cidade Inteligente no centro de Barueri. Que iniciativa bacana”. E ainda na mesma plataforma, lê-se: “Wi-Fi de Barueri salva muito”.  

Ao fazer uma breve pesquisa sobre o Wi-Fi de Barueri em redes sociais como o Twitter é possível ver essas e muitas outras postagens de gente feliz da vida com a conexão gratuita à internet fornecida pela Prefeitura em diversos pontos da cidade. O Wi-Fi do Centro é o mais citado, mas há 24 pontos públicos distribuídos pelo município. Se for contar os que estão presentes dentro de órgãos municipais, o número salta para 38, afinal, Barueri é uma cidade conectada. 

O serviço é viabilizado pela equipe da Coordenadoria de Inovação e Tecnologia (CIT), ligada à Secretaria de Finanças. Esses pontos de internet surgiram em 2017 e o plano é que eles sejam disponibilizados em toda a cidade. Até o final de 2018, o sinal deve multiplicar-se consideravelmente, garante a CIT. Conforme explicam seus técnicos, a base para que isso seja possível é a rede de fibra ótica (Infovias), que hoje chega a 350 quilômetros, além de equipamentos como antenas, roteadores, switches e, claro, constante monitoramento e manutenção dos serviços para que nunca percam a qualidade. 

“O Wi-Fi gratuito para a população é o primeiro passo para termos uma comunidade interligada, pois ele conecta cidadãos, empresas e visitantes. Além disso, com essa infraestrutura de Wi-Fi implementada, poderemos suportar outras aplicações de cidades inteligentes, como segurança pública, controle de tráfego e estacionamento, por exemplo”, explica o coordenador da CIT, Jonatas Randal.  

Com relação à qualidade do sinal, os relatos de quem já está utilizando mostram que é bem satisfatório. Em termos técnicos, os profissionais da CIT explicam que “não é possível medir com precisão a distância alcançada, pois depende de aparelho para aparelho e das condições de uso do dia, mas em condições ideais, a antena Wi-Fi do município atende em até um raio de 100 metros”. Cada uma das antenas instaladas pelo município tem capacidade para atender simultaneamente 50 usuários com potência máxima do sinal.  

Senha do Wi-Fi 

Chega de implorar a senha do Wi-Fi para os outros. Se você estiver perto de algum dos 24 pontos com o sinal aberto da Prefeitura, basta selecionar a rede “Cidade Inteligente” no seu celular. No primeiro acesso ele irá pedir para clicar no botão “acessar”, depois disso já estará automaticamente conectado.   

Pontos de acesso 

Você pode encontrar o Wi-Fi da Prefeitura nos seguintes locais: bulevar central, Centro de Eventos, Etec, Ganha Tempo, Museu Municipal, Praça dos Estudantes, Feira Noturna de terça-feira, Pronto-Socorro Infantil, Teatro Municipal, Terminal Central, Terminal do Jd. Silveira, Terminal do Pq. Imperial, Terminal do Pq. Viana, Velório Municipal e nas 10 bibliotecas municipais (Benedito Franco, Cora Coralina, Eny Cordeiro, Jair Honório Domingos, João Galdino de Oliveira, Luiz Fernandes, Prof. Maria Salomé Soares, Prof. Max Zendron, Oswaldo Eleutério e Salomão Cruz).