Temp

HMB renova seu parque tecnológico 

- 21 de fevereiro de 2018

Cidade Inteligente tem que ter equipamentos de última geração para que os sistemas se integrem e funcionem com perfeição. É para fazer jus a isso que o Hospital Municipal de Barueri Dr. Francisco Moran (HMB) está renovando todo o seu parque tecnológico.  

Neste mês de fevereiro, o Hospital recebeu 140 novos computadores. Além disso, está ocorrendo a troca de todo cabeamento de rede, assim como irá ocorrer com os servidores. “Os equipamentos que estavam aqui têm cerca de 10 anos, estavam obsoletos. Não adianta ficar consertando, que é o que estava sendo feito anteriormente, a vida útil deles, inclusive o cabeamento, já chegou ao fim”, esclarece Daniel Tomio Hatai, analista de redes sênior da SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina), que administra o HMB.  

Todas as áreas e andares do Hospital serão atendidas. Essas 140 máquinas correspondem a 60% das estações existentes. O plano é que 100% delas sejam trocadas, o que deve ocorrer em breve, uma vez que a Prefeitura de Barueri já aprovou a compra do restante. A instalação dos equipamentos que já chegaram deve ser concluída até a metade de março. O cabeamento está acompanhando o ritmo: mais de 50% foi trocado até agora. 

Mais agilidade e eficiência 

Segundo o analista, o usuário final vai se beneficiar bastante, já que a nova infraestrutura garante mais agilidade e eficiência aos atendimentos. “A gente tem toda uma cadeia de sistemas e um fluxo de processos, e o computador faz parte de tudo isso que está sendo otimizado. O sistema antigo, que era de uma outra gestão, foi substituído por uma plataforma mais atual (SISS). É todo um conjunto, com o sistema e o computador, que resultam em maior performance”, explica Hatai. 

As áreas que realizam contato direto com o público, como recepção e consultórios, estão sendo priorizadas. Isso porque o HMB está implantando o SISS (Sistema Inteligente à Serviço da Saúde), que permite diversas facilidades, como o prontuário eletrônico, por exemplo. Toda essa revitalização tecnológica está sendo feita pelos técnicos da SPDM sob supervisão da Coordenadoria de Inovação e Tecnologia (CIT), da Prefeitura de Barueri.