Um novo passo: prótese de perna resgata a autoestima

- 21 de maio de 2018

Em 1982, o morador de Barueri Ricardo Koetz, 56 anos, pai de dois filhos, sofreu um atropelamento. Mesmo se submetendo a várias cirurgias, não foi possível a recuperação de sua perna esquerda, o que resultou na amputação. Após muitos anos, ele encontrou na Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Barueri (SDPD) o apoio mais que esperado: a aquisição de uma tecnologia assistiva que faz muita diferença na sua reabilitação.

“Fiquei muito grato. Não esperava receber um equipamento de excelente qualidade”, revela Ricardo após receber sua prótese de perna pela SPDP.

Um dos primeiros impactos foi a dificuldade de encontrar uma prótese adequada para sua condição motora, além de passar pelo difícil processo de adaptação. O empresário relata que durante 10 anos usou próteses que o machucavam. “Toda adaptação quando se coloca uma nova prótese é complicada e dolorosa, por isso que equipamentos bons, realmente, fazem muita diferença”, detalha.

O atendido pela Secretaria também elogiou toda estrutura oferecida à pessoa com deficiência no município. “Mais que uma perna, devolveram a minha autoestima e a minha dignidade. Na SDPD existem pessoas sérias com vontade de atender bem. Espero que a Prefeitura continue investindo na manutenção desse importante serviço prestado à pessoa com deficiência”, declara.

A diretora do Departamento Técnico de Tecnologia Assistiva, Solange Lança, ressalta que as tecnologias, órteses e próteses são direcionadas conforme avaliação da necessidade específica de cada usuário. “O Ricardo teve um quadro clínico que exigiu esta tecnologia. A SDPD busca sempre analisar os casos individualmente de maneira que o equipamento atenda de forma plena”, conclui.

GOOP – Grupo de Orientação de Órteses e Próteses
Desde o início do ano, a SDPD implantou o GOOP - Grupo de Orientação de Órteses e Próteses, composto por equipe multidisciplinar com terapeutas ocupacionais, psicólogos e fisioterapeutas que auxiliam os usuários na adaptação da tecnologia assistiva adquirida (órtese e próteses). Desde o segundo semestre do ano passado até agora, já foram fornecidas aproximadamente 750 tecnologias, entre estas, cadeiras de rodas e aparelhos auditivos.