Barueri é 25ª cidade com melhor mobilidade do país

- 21 de julho de 2017

Recentemente, a consultoria Urban Systems publicou o ranking Connected Smart Cities encomendado pela Exame.Com. De acordo com o estudo, o município de Barueri aparece na 13ª posição das cidades inteligentes. Nos quesitos “Governança” e “Economia”, a cidade liderou a pesquisa.

Um recorte do estudo mostra outro indicativo em que a cidade se destaca: mobilidade. Barueri aparece na 25º colocação entre os municípios brasileiros com melhor mobilidade e acessibilidade.

De acordo com a Urban Systems, o ranking analisou mais de 500 cidades do país “que estão avançando em práticas que aceleram ou, pelo menos, têm buscado melhorar a mobilidade e acessibilidade locais”.

Neste segmento foram considerados oito critérios: proporção entre ônibus e automóveis; idade média da frota dos meios de transporte públicos; quantidade de ônibus por habitante; variedade dos meios de transporte; extensão de ciclovias; rampas para cadeirantes (acessibilidade); número de voos semanais (conectividade com outras cidades); e transporte rodoviário.

Em Barueri, a pasta responsável por esta demanda é a Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana, responsável pelo Demutran - órgão municipal de trânsito. “Totalizamos mais de 300 mil veículos circulando diariamente pelos 64 quilômetros quadrados de área municipal. Nosso objetivo principal é manter a segurança e a fluidez viária”, comenta o coordenador de Trânsito, Edson Orrin.