Núcleos de Moda iniciam cursos

- 21 de setembro de 2018

400 alunos estão participando dos cursos oferecidos pelos Núcleos de Moda de Barueri. As aulas começaram há menos de um mês e já trouxeram esperança a muitas pessoas. Os cursos oferecidos são de Costureiro de Máquina Reta e Overloque para aqueles que estão começando no ramo da costura; Modelista de Roupas e Costura Modular, para quem já tem conhecimentos na área. Todos são certificados pelo Senai. As aulas acontecem nos Núcleos do Parque Imperial, Vale do Sol e na sede da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social.

Com duração média de 160 horas, os cursos oferecem uma boa oportunidade para quem quer apenas adquirir conhecimento e também para quem deseja ter uma nova profissão.

No intervalo entre um ponto e outro, os alunos participaram de uma dinâmica enfatizando a importância do auxílio ao próximo.

A coordenadora dos Núcleos de Moda, Elisangela Alves Santos Oliveira, explicou que a ideia é que todos cheguem juntos ao mesmo objetivo. “O importante é que vocês não desistam diante de qualquer dificuldade. Passaremos 3 meses juntos e, às vezes, um colega terá um problema, mas, unidos, superaremos todos os obstáculos”, ressaltou Elisangela, citando que duas instrutoras dos cursos foram alunas um dia e hoje ensinam as técnicas que aprenderam, o que fez com que elas mudassem suas vidas.

Erickson Fernandes, morador do Jardim Paulista, era gerente de marketing de uma fábrica de calçados e durante sua infância acompanhava sua mãe, que trabalhava numa oficina de costura: “estou fazendo dois dos cursos há cerca de 15 dias e já aprendi a enfiar a máquina, ter controle de pedal e noção de overloque e galoneira. Estou amando. É isso que vou fazer”.

Dalva Cristiane de Oliveira Matos também via desde pequena sua madrasta costurando: “Quero fazer roupas para mim e minha filha, estou adorando, isto é uma paixão”. Dalva conta que pensa em usar os conhecimentos adquiridos profissionalmente e agradece pela gratuidade do curso: “estou desempregada e se não fosse gratuito eu não teria condições de fazer”.

Os cursos do Núcleo de Moda  foram idealizados pelo Fundo Social de Solidariedade e são realizados em parceria com a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social. Segundo a secretária da pasta, Adriana Bueno Molina, “a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Sônia Furlan, sempre teve uma preocupação grande em promover cursos de geração de renda à população e é gratificante observar a mudança na vida das pessoas com novas oportunidades que se abrem”.

Temp Temp Temp Temp Temp Temp