Secretaria da Mulher faz campanha de doação de frascos para Banco de Leite do HMB

- 21 de setembro de 2018

Na manhã de quarta-feira (dia 19), a Secretaria da Mulher de Barueri contribuiu com o Banco de Leite do Hospital Municipal de Barueri Francisco Moran (HMB) doando 190 frascos de vidro para armazenamento de leite materno.

De acordo com a secretária da Mulher, Giani Cristina, a ação que arrecadou o material envolveu todos os setores da pasta, contando com a colaboração das frequentadoras e dos funcionários. De acordo com ela, a iniciativa aconteceu para contribuir e incentivar um ato tão importante que é o aleitamento materno. “Sabemos que muitas mães, por diversos motivos, não conseguem amamentar seus filhos. Os frascos adequados para armazenamento do leite também são objetos de grande importância no processo”, disse.

O HMB tem sido uma das referências graças ao grande número de crianças atendidas pelo Banco de Leite.  Nos últimos anos, a instituição foi premiada com o selo ouro pela Rede Global de Leite Humano.

Importância do leite materno
Considerado o alimento mais completo para os bebês, no leite materno encontram-se todas as proteínas, vitaminas, água, gordura e outros benefícios necessários para o desenvolvimento da criança. Além disso, é o único alimento que contém elementos que auxiliam na proteção do pequenino contra doenças e infecções.

No entanto, algumas mamães não conseguem amamentar. Nesse momento é que a solidariedade e o carinho de outra mãe entram em cena com a doação de leite. “Todo o leite doado é armazenado em frascos de vidro com tampa de plástico, pois temos um grande número de crianças que, mensalmente, precisam receber o leite”, afirmou a coordenadora do Banco de Leite do HMB, Lia Cristina Mure

Os vidros doados podem ser recipientes de maionese e ou de café solúvel, por exemplo. Esse material é indicado, pois não acumula cheiro nem resíduos, é fácil de esterilizar e de limpar e são resistentes ao processo de congelamento e descongelamento, necessários para que o leite não perca seus nutrientes e possa ser oferecido sem riscos aos bebês. A escolha da tampa plástica se deve porque as tampas de metal contaminam o leite, já que, com o tempo, enferrujam e soltam verniz.

De acordo com o coordenador da unidade neonatal do HMB, Marco Antônio Cianciarullo, atualmente os frascos recebidos são utilizados na coleta, pasteurização e distribuição do leite doado. “Precisamos de doação de frascos para continuarmos ajudando os bebês prematuros internados na UTI, que recebem o leite humano e suas mamães”, explicou.

Posto de coleta de frascos de vidro
No Hospital Municipal de Barueri funciona um posto permanente de coleta de frascos. Os recipientes têm que ser de vidro e tampas de plástico. Para mais informações basta ligar para 2575-3269.

Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp