Cursos ambientais de Barueri atraem gestores da região

- 22 de março de 2017

Já começaram as aulas para alunos matriculados em três cursos ambientais gratuitos, do 1º semestre deste ano, oferecidos pela Prefeitura de Barueri, por meio da Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente.

A importância dos cursos da Prefeitura atrai gestores de Barueri e também de outras cidades da região como Cotia, Santana de Parnaíba e Embu das Artes. Reúne profissionais como engenheiros, arquitetos, biólogos, educadores e agentes da Defesa Civil.

Cotia, por exemplo, conta com um grande número de representantes no curso de Introdução à Gestão Ambiental Humana.  “O curso é importante para renovação de ideias e reformulação de alguns conceitos. É muito proveitoso para a nossa formação”, disse Ana Cristina Trivelato, graduada em geografia e especializada em Educação Ambiental pela Unifieo (Osasco), e com mestrado em geografia urbana pela USP.

Ana Cristina, além de interesse próprio, faz o curso de Introdução à Gestão Ambiental Humana incentivada pelo secretário de Meio Ambiente e Agropecuária de Cotia, Major Ricardo Secomandi. “Ele acredita que o bom serviço prestado ao munícipe depende da boa formação. Pediu para que os funcionários fizessem esse curso em Barueri, pois a carga horária é muito interessante e aborda vários temas que podem ser utilizados na secretaria de Cotia”, explicou.

Inscrito e participante do curso de Sustentabilidade na Prática: múltiplas facetas de pensamento e ação, o químico Alexandre Ramos disse que busca aprender, o que, segundo ele, nunca é demais. “Já conhecia um pouco da área, sobre os três ´R` (reaproveitar, reutilizar e reusar). Nesse curso, você aprende mais, no dia a dia, a abrir horizontes. Um convívio natural.”

Gestão Ambiental Urbana
Na terça-feira, dia 7, a grade foi aberta com o curso de Introdução à Gestão Ambiental Urbana, sendo duas turmas: uma de manhã, na Sala Verde do Parque Ecológico Tietê, em Alphaville; e outra, à noite, na Fatec Barueri, região central de Barueri. O curso será aplicado até 23 de maio deste ano, com uma aula por semana, e soma 30 horas.

A primeira aula, em meio à natureza, foi registrada com a presença do secretário de Recursos Naturais e Meio Ambiente de Barueri, o biólogo Marco Antônio de Oliveira, que destacou a infraestrutura do município ressaltando o Parque Municipal Dom José, na Vila Porto; o Cetas (Centro de Triagem de Animais Silvestres) e o Cepad (Centro de Proteção ao Animal Doméstico), no Bairro dos Altos; a biodiversidade e serviços, o licenciamento ambiental, a coleta seletiva e o próprio Parque Ecológico, que era do Estado e está sobre a gerência de Barueri. “Estamos fazendo um trabalho sério e que cada um faça, em Barueri, o melhor curso do mundo”, afirmou Bidu, como é conhecido.

Sustentabilidade
Na quinta-feira, 9, pela manhã, na Biblioteca Municipal Salomão Cruz, na Vila Pindorama, aconteceram as primeiras atividades do curso de Sustentabilidade na Prática: múltiplas facetas de pensamento e ação. À noite, na Fatec Barueri, foram iniciadas as aulas para os inscritos em “Educação Ambiental e Sustentabilidade: transformando a escola, o território e as pessoas”. Esses dois cursos têm também uma aula por semana, sendo 10 aulas no total para cada curso.