Temp

“Saúde dos rins para todos” é tema de evento no HMB

- 22 de março de 2019

Na semana em que se comemora o Dia Mundial do Rim (14/03), o Hospital Municipal de Barueri (HMB) realizou um encontro entre a equipe multidisciplinar da hemodiálise, pacientes e acompanhantes para alertar sobre a importância do cuidado com o órgão.

O tema “Saúde dos rins para todos” foi proposto pela Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) para o ano de 2019 devido aos números elevados de doenças relacionadas ao rim, como por exemplo a Doença Renal Crônica (DRC), que causa pelo menos 2,4 milhões de mortes por ano.  A estimativa da SBN é que haja atualmente, no mundo, 850 milhões de pessoas com doença renal.

A abertura do evento foi feita por Marissol dos Santos, enfermeira do setor, que explicou o funcionamento da hemodiálise, capacidade e horários de atendimento e encaminhamento dos pacientes. Depois, Agostinho Filgueira, nefrologista, esclareceu as quatro funções do rim: eliminar toxinas do sangue, regular a formação dos ossos e do sangue, regular a pressão sanguínea e controlar o balanço químico e de líquidos do corpo.  O médico ressaltou ainda o indicativo de que uma em cada dez pessoas do mundo tem doença renal e destacou a importância do Dia Mundial do Rim justamente para informar o maior número de pessoas a respeito dos fatores de risco e de prevenção das doenças renais crônicas.

Na sequência, a nutricionista Sarah Franca falou sobre a implicação de componentes como sódio, potássio e fósforo no organismo de uma pessoa saudável em comparação com o paciente dialítico, que precisa respeitar algumas restrições devido ao funcionamento limitado do rim. Franca deu dicas de substituição de temperos e alimentos industrializados, que possuem alto teor de sódio, por elementos naturais como cebolinha, salsinha e coentro e sugestões de preparo para garantir nutrientes fundamentais e eliminar os prejudiciais.

O serviço social, representado por Alessandra Almeida, também participou do evento para explicar que o setor é responsável por garantir o acesso dos pacientes aos seus direitos, com serviços de orientação acerca de benefícios previdenciários, custos de deslocamento, isenção de rodízio de veículos, entre outros, além de buscar vagas de tratamento, fortalecer vínculos familiares e, quando necessário, fazer visitas domiciliares.  

A programação foi finalizada pelos psicólogos Bruna Vieira e Charles Oliveira com destaque para como a angústia, devido a mudanças de hábitos e até mesmo limitações alimentares, influencia no tratamento. E que, por isso, o acolhimento emocional é fundamental para reconstrução da rotina, para lidar com sentimentos como tristeza, culpa e medo e para auxiliar nas estratégias de enfrentamento da doença, tanto por parte do paciente quanto dos familiares. 

Barueri amplia diálise
Na próxima quinta-feira (dia 28), Barueri abrirá as portas de seu novo Centro de Hemodiálise Dra. Sandra Vicenza Sarno. O setor já existia no HMB, no antigo auditório localizado no prédio anexo, com 24 cadeiras para diálise. Com a reforma, o número de estações subiu para 68, estendendo os atendimentos de 60 para 210 ao dia. O investimento supre a demanda atendida pelo município, tanto para moradores quanto para pacientes oriundos de outras unidades hospitalares.

Temp Temp