Temp

Projeto do HMB diminui ansiedade de crianças antes e depois de cirurgias

- 22 de junho de 2018

O Hospital Municipal de Barueri (HMB) começou, no mês de maio, um plano de atividades pedagógicas para as crianças que passam por pequenas cirurgias - com entrada e saída no mesmo dia. O projeto é uma iniciativa do setor de humanização do Hospital.

Como a Unidade de Cirurgias Ambulatoriais (UCA) recebe diariamente de quatro a cinco crianças, este tipo de entretenimento nos leitos é importante para diminuir a ansiedade e o medo do procedimento cirúrgico, além de proporcionar um momento de descontração na espera pré e pós-operatória.

O objetivo da ação é também propor uma interação entre os filhos e os pais, que demostram preocupação durante o encaminhamento. Com jogos educativos como dama, dominó, blocos lógicos e maleta artística de adesivos e carimbos, oferecidos de acordo com a idade e com a individualidade do caso, os pais se sentem motivados a transformarem o ambiente em um local alegre. Além desses jogos, também é disponibilizado semanalmente para a UCA um kit de material pedagógico, com impressão de desenhos, giz de cera e massinhas.

“A fada madrinha trouxe diversão”, brinca Maria Lúcia da Silva, psicopedagoga do HMB, responsável pela ação. “Quando eu chego e digo ‘vamos brincar’, elas me olham curiosas e animadas. A ideia é que elas saibam que ali também dá pra se divertir”, comenta Maria Lúcia, que, em menos de dois meses da ação, já percebe que esses momentos de integração fazem com que a criançada fique mais calma. Para as crianças que não se sentem confortáveis para brincar, há ainda a opção de assistir filmes nos aparelhos de DVD que foram instalados nos leitos. 

Os pequeninos já chegam na UCA sabendo que serão submetidos a cirurgias, como fimose e hérnia umbilical, e justamente por isso essa descontração é necessária. “É nítida a mudança no comportamento da criança. Além de colocarmos os filmes, nós também oferecemos o desenho favorito de cada uma para colorir. Eu já ouvi de uma criança ‘nossa, eu achava que era chato ficar aqui’”, conta Dayara Galvani, enfermeira do HMB, que reconhece a influência positiva da ação, tanto para o divertimento das crianças, quanto para a tranquilidade dos pais.