Barueri inicia seleção para Núcleo de Dança

- 23 de fevereiro de 2017

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, criou o Núcleo de Dança da Cidade de Barueri. O objetivo é fornecer formação artística ampla e qualificada aos participantes e ampliar a agenda cultural barueriense, proporcionando mais espetáculos, participações em festivais e representando o município pelo país e exterior.

As inscrições para o processo seletivo podem ser feitas no site barueri.sp.gov.br/nucleodedanca para crianças e jovens que nasceram entre 2004 e o primeiro semestre de 2010. A seletiva deve ocorrer em 18 de março, no Teatro Municipal de Barueri.

Segundo o secretário de Cultura, Jean Gaspar, o Núcleo de Dança, além de formar bailarinos, ajuda na formação de cidadãos críticos, conscientes e capazes de colaborar com a cena de arte e cultura e de agir de maneira responsável na sociedade. “É um espaço de aprendizagem do erudito e do popular, com a prática cênica como processo educativo”, salienta.

Coordenadora do Núcleo de Dança e das Oficinas de Artes de Barueri, Ariane Anderaos, explica que as aulas serão práticas e teóricas e envolverão balé clássico, dança contemporânea, danças brasileiras, musicalização e história da dança, e aposta na educação através da arte e da dança.

“A dança traz enormes contribuições para a criança no sentido de trabalhar a autoestima, a disciplina, a responsabilidade, a perseverança. São coisas que ela vai carregar para o resto da vida, mesmo que no futuro não seja profissional”, relata a professora de balé formada pela renomada Escola Nacional de Balet de Cuba.

Graduada em dança e também em produção cultural em dança, além da formação em balé clássico brasileiro, Ariane informa que as vagas são para meninas e também para meninos.

“Teremos uma turma específica para meninos porque existem algumas habilidades que precisam ser trabalhadas de um jeito diferente com eles, sejam passos técnicos, sejam estilos, seja uma preparação física diferente. Vamos trabalhar contra essa questão do preconceito. Todo mundo pode dançar. Os meninos podem dançar maravilhosamente bem também e tem muito talento por aí”, explica.