Barueri amplia monitoramento por câmeras

- 23 de junho de 2017

A Prefeitura de Barueri iniciou a implantação de mais 30 câmeras de vigilância em pontos estratégicos da cidade. Os equipamentos integram o moderno circuito de videomonitoramento da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana, pasta responsável pela Guarda Civil Municipal, Defesa Civil, Demutran e Guarda Ambiental.

As novas câmeras começaram a ser instaladas na segunda-feira (dia 19) e todo o processo será concluído nos próximos dias. Entre os locais que passam a ser monitorados eletronicamente estão pontos em bairros como Jardim Maria Helena, Jardim Silveira, Jardim Santa Cecília, Jardim Tupanci, Jardim Barueri e Vila Pindorama, além do Centro, Alphaville e Tamboré, entre outros.

“As câmeras são do modelo Speed Dome, que permite melhor vigilância em grandes espaços. Algumas unidades possuem a tecnologia OCR, que faz o reconhecimento ótico dos caracteres das placas de veículos”, informa Wanderson Aparecido de Jesus, responsável pelo Departamento de Videomonitoramento e Comunicações da Secretaria de Segurança.

O investimento neste segmento já traz resultados positivos. Barueri teve em 2017, no quesito “veículos subtraídos” (roubados ou furtados), o “melhor abril” desde quando as estatísticas começaram a ser computadas pela Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo, em 2002.

BBB
Com esta ampliação, o circuito de monitoramento da Guarda de Barueri passa a contar com mais de 300 câmeras funcionando 24 horas por dia. Além das 263 câmeras que foram reativadas nos primeiros dias do ano e dos novos equipamentos, a Central de Videomonitoramento também têm acesso aos dispositivos das associações de Alphaville e Tamboré e às imagens realizadas pela base móvel de monitoramento – um micro-ônibus equipado com sete câmeras, utilizado em operações especiais nos bairros e em eventos com grande concentração de público.

Temp Temp