Temp

Ioga pode melhorar qualidade de vida de mulheres com câncer de mama

- 23 de julho de 2018

Uma prática milenar que promove o bem-estar pode também estimular a energia vital de mulheres que enfrentam o câncer de mama. O programa 20 Tons de Rosa – que visa apoiar, através de atividades e terapias alternativas, pacientes diagnosticadas com a doença – realizado pela Secretaria da Mulher, apresentou às integrantes do Núcleo de Combate ao Câncer de Mama (NCCM) os benefícios da ioga, na sexta-feira (dia 20), na pista de Cooper do Alphavile 18 do Forte.

Sempre após as caminhadas matinais que acontecem todas as sextas-feiras, as aulas de ioga passam a fazer parte das atividades do NCCM e, segundo a professora Aline Lopes, os benefícios da prática vão muito além. “Um dos elementos da ioga é o Pranayama, um exercício respiratório que aumenta a energia vital e, quando atinge a parte física, melhora todo o organismo e promove o fortalecimento do sistema imunológico. Os exercícios respiratórios não têm contraindicação para as pacientes, já a parte física é adaptada e ajuda muito a recuperar a disposição”, explicou.

Rosalina Teotônio, que foi acometida pelo câncer e faz tratamento há 2 anos, participou pela primeira vez da aula de ioga. “Eu tive muita ajuda do Núcleo de Combate ao Câncer de Mama para ter força e enfrentar o tratamento que vai durar cinco anos. Essa ajuda foi uma coisa maravilhosa que aconteceu na minha vida e hoje adorei fazer ioga e pretendo continuar”, declarou.

20 Tons
O programa 20 Tons de Rosa, ao longo deste ano vem realizando ações que garantem mais apoio a mulheres com câncer de mama por meio de terapias alternativas, workshops, atividades esportivas, momentos de beleza, sessão de fotografias, cursos, confraternizações e muito mais.

NCCM
No Núcleo de Combate ao Câncer e Mama, diversas atividades são realizadas com o intuito de recuperar a autoestima de mulheres que enfrentam ou enfrentaram a doença. Oferece orientação às pacientes, além de doar perucas, lenços, sutiãs pós-cirúrgicos, próteses pós-mastectomia, corpetes e braçadeiras. 

Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp