Autonomia e respeito: SDPD celebra 7 anos dedicados à pessoa com deficiência

- 23 de agosto de 2017

Emoção é o sentimento que resume o encontro que celebrou o 7º aniversário da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, na sexta-feira (dia 18). A festa foi realizada na própria SDPD e contou com apresentações que destacaram os serviços prestados que buscam melhorar a qualidade de vida da pessoa com deficiência em Barueri.

Uma exposição de pinturas em telas feitas por pessoas com paralisia cerebral recepcionou os convidados que apreciaram as obras desenvolvidas na SDPD em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo. “A cada exposição eles se superam mais. É um trabalho gratificante”, afirmou a professora de artes, Tania Britto.

No palco, duas apresentações de dança (resultado das aulas de atividade rítmica realizadas na Secretaria) também emocionaram o público que em pé aplaudiu as coreografias.  “Meu coração disparou, mas fiquei muito feliz em ver que as pessoas gostaram”, disse Marcela Diniz, 11 anos, que é cadeirante e integrou a apresentação de dança.

Social

“É uma causa de todos nós”, disse a presidente do Fundo Social Estrela Guia, Sônia Furlan, ao destacar a importância do trabalho da SDPD. “Vejo pessoas trabalhando com alegria e empenho e isso é essencial para atendermos essas famílias, principalmente as mães de filhos com deficiência”, afirmou Sônia, fazendo menção ao projeto Mães Cuidadoras, voltado à geração de renda de mulheres que têm filhos com deficiência.

IsaÍas Pereira Souto

Durante a cerimônia, o prefeito Rubens Furlan fez questão de citar o trabalho do saudoso vereador Isaías Pereira Souto, cujo nome se tornou o endereço oficial da SDPD, como o precursor na luta pelos direitos da pessoa com deficiência no município.

"Sua história tem quer ser lembrada e valorizada. Isaías além de ser fundador da Apae da cidade, lutou para instalação de uma escola especial. Não se fala de cuidar de pessoas com deficiência sem citar o trabalho dele frente a essa causa", disse o prefeito.

Furlan também lembrou que a SDPD foi criada, em agosto de 2010, era apenas a segunda do gênero no Estado. "Hoje, é referência no atendimento a pessoa com deficiência."

Resultados alcançados

No evento, o secretário Carlos Roberto da Silva destacou a ampliação dos serviços. “Conseguimos aumentar o número de pessoas beneficiadas na equoterapia e no atendimento domiciliar às pessoas com grau de deficiência mais grave, além de melhorar o transporte: de 6 vans, ampliamos para 8 vans. Também conquistamos destaque em projetos em nível internacional. Enfim, é uma honra estar à frente de uma Secretaria com tanta estrutura e com o compromisso de atender com qualidade as pessoas com deficiência”, ressaltou.

Somos todos iguais

Um vídeo institucional, idealizado pela Secretaria de Educação, compôs a programação com o tema “Somos Todos Iguais” e contou com a participação dos alunos da rede municipal de ensino e da cantora lírica Geovana Maira.