Temp

Festa dos anos 60 relembra conquistas do empoderamento feminino

- 23 de agosto de 2017

Cabelos com penteados altos, vestidos de bolinhas, cenário decorado com imagens de personagens como Marilyn Monroe e Wanderléia e até exposição de carros antigos marcaram a festa “Anos 60”, promovida pela Secretaria da Mulher na sexta-feira (dia 18), que teve como objetivo relembrar o quanto a “década de arromba” foi um importante período de transformação comportamental, política e social na vida, sobretudo, das mulheres.

A festa fez um recorte de momentos históricos que marcaram a década como o uso da pílula anticoncepcional e a emancipação feminina por meio da lei conhecida como “Estatuto da Mulher Casada”, na qual a esposa não precisaria mais da autorização do marido para trabalhar fora de casa, dentre outras conquistas que disseminaram a luta pela igualdade de gênero.

“A década foi marcada no Brasil e no mundo. Nesse período, o feminismo cresceu e as mulheres conquistaram os seus direitos. Muitas mulheres foram perseguidas e sofreram para que fosse possível estarmos aqui hoje. Ainda há muito a ser conquistado, porém, podemos celebrar a oportunidade de temos um lugar como a Secretaria da Mulher, que busca todos os dias o empoderamento feminino”, disse a secretária da Mulher, Giani Cristina de Souza.

Ao som de clássicos da época, como All Shook Up (de Elvis Presley) e The House of the Rising Sun (do grupo The Animals), entre outros sucessos, a festa teve como protagonistas as alunas da Secretaria da Mulher que, coreografadas, dançaram outros sucessos como Banho de Lua e Let’s Twist Again de Chubby Checker. O coral que participa das aulas de canto também contagiou ao apresentar a canção Estúpido Cupido, de Celly Campelo.

“É muito bom relembrar os velhos tempos, amei a festa e só tenho a agradecer a Secretaria da Mulher porque as atividades recuperam a nossa autoestima e faz com que a gente sinta vontade de participar de tudo. Me diverti muito”, disse a costureira Risonilda Santos, que contribuiu com o “charme” da festa e confeccionou o figurino “anos 60” do grupo Meninas de Expressão, das aulas de expressão corporal.

Temp