Prefeitura e Exército unem-se pelas crianças

- 23 de agosto de 2017

Acompanhar crianças e adolescentes no contraturno escolar oferecendo atividades esportivas, apoio educacional, noções de civismo, ações socioassistenciais, acompanhamento familiar e cuidados com a saúde. Este é o Profesp, um programa do Ministério da Defesa que agora atende Barueri. Nesta segunda-feira (dia 21), na Vila Militar, foi realizada a aula inaugural com a presença de autoridades civis e militares e dos familiares dos primeiros 200 alunos que participarão do projeto. A primeira turma foi escolhida dentre os jovens e crianças cadastrados nos cinco Centros de Referência da Assistência Social (Cras) da cidade Barueri, na Casa da Criança e no Cepac. São 100 meninos e 100 meninas com idades entre 8 e 14 anos.

O Profesp Barueri será coordenado pelo 20° Grupo de Artilharia de Campanha Leve (GACL), o Grupo Bandeirante e pelo 22° Batalhão Logístico Leve, unidos com a Prefeitura, por intermédio das secretarias de Esportes, Assistência e Desenvolvimento Social e apoio das secretarias de Educação, Saúde, Obras, Meio Ambiente e Suprimentos.

Exército

O tenente-coronel Marcelo Paiva, comandante do 20° GACL, explicou que o projeto começou em 2003 e já atendeu 23 mil jovens. A meta é chegar ao final deste ano com 30 mil atendidos e causar impacto na vida das crianças. “Esperamos resultados educacionais, sociais, esportivos e, ainda no campo social, a diminuição da violência junto à família e à sociedade”, afirmou. Marcelo Paiva informou também que os alunos terão acompanhamento médico e odontológico feito por militares, além de refeições, aulas de reforço escolar, educação moral e cívica e esportes. Ele apresentou as equipes que coordenarão a primeira turma, compostas por membros do 20° GACL e 22° B Log L.

O General Diniz, comandante do Sudeste, relatou que o Exército abraça a causa com bastante entusiasmo: “esporte traz inclusão social, disciplina e trabalho em equipe”.

Prefeitura

A secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Adriana Bueno Molina, classificou o projeto como de grande importância para meninos e meninas: “Peço que as famílias tragam seus filhos e não desistam. A obra mais importante é a mudança que a gente faz na vida das pessoas”. O secretário de Esportes, Tom Moisés, falou sobre a importância da prática de esportes e apresentou a equipe que trabalhará junto ao Profesp nas modalidades futebol, vôlei, basquete e karatê.

A deputada federal Bruna Furlan, responsável pela vinda do Profesp para Barueri, foi enfática: “O Exército Brasileiro vai mudar a vida de vocês. A disciplina que vocês aprenderão aqui conduzirá a vida de vocês e transformará a comunidade que vocês vivem”. A parlamentar recebeu a medalha General Souza Carvalho por relevantes serviços à Associação Amigos do Grupo Bandeirante.

A presidente do Fundo Social de Solidariedade de Barueri (Estrela Guia), Sônia Furlan, parabenizou a deputada pela sensibilidade em trazer para Barueri o projeto que já existe em 93 cidades brasileiras. Contou como a formação esportiva foi importante em sua vida e assegurou que as Forças Armadas farão a diferença na vida desses jovens: “Nossa cidade se orgulha dessa parceria, pois seus filhos não poderiam estar melhor cuidados com formação moral e disciplina militar. Nosso país precisa de bons exemplos e estes exemplos estão aqui.” O prefeito de Barueri Rubens Furlan garantiu estar orgulhoso em participar do projeto e demonstrou vontade de ampliá-lo.

Matilha

Além das todas as atividades, o projeto Matilha, desenvolvido no Cras Silveira, que adestra os cachorros da comunidade, terá espaço no Profesp.  O Matilha tem ainda aulas de agility e conta com as parcerias da Cão Cidadão e da Dog Word.