Temp

Secretaria de Indústria e Comércio investe em qualificação e colocação profissional

- 23 de agosto de 2019

Mais do que formar mão de obra qualificada, a Secretaria de Indústria, Comércio e Trabalho de Barueri (SICT) está empenhada em garantir o lugar dos munícipes no mercado de trabalho.  

Com o Programa Meu Futuro, atualmente em sua oitava fase, a Secretaria tem possibilitado a formação de pessoas maiores de 18 anos em diversas áreas profissionais, inspiradas nas necessidades indicadas pelo empresariado da região. Mas o trabalho não para por aí. Após a conclusão do curso, com a ajuda da Casa do Trabalhador, também mantida pela SICT, os alunos têm recebido suporte para conhecerem melhor a prática de suas áreas de estudo e se aproximarem das empresas em busca de uma oportunidade. 

Exemplo disso foi a visita que os ex-alunos do curso de logística fizeram ao centro de distribuição da Tramontina, em Alphaville, na tarde de quarta-feira (dia 21). Além de vivenciarem a prática da profissão, foram apresentados à empresa como mão de obra qualificada à sua disposição. 

“O empresariado pediu por qualificação e nós fomos atrás, já formamos mais de 3 mil pessoas nas mais distintas áreas conforme as necessidades apontadas por eles. Agora nós estamos buscando oportunidades para essas pessoas. Elas estão muito bem qualificadas e prontas para assumirem seus lugares nas empresas da região com competência e responsabilidade”, garante o secretário Joaldo Macedo Rodrigues – o Magoo. Para ele, “todo esforço é válido se gerar mais emprego para a população de Barueri”.  

Parcerias valiosas 
Conforme explica a supervisora do setor de Captação e Convocação da Casa do Trabalhador, Luciane Lopes da Silva, a ideia é fazer parcerias para dar continuidade ao processo de formação dessas pessoas e também oportunizar possíveis vagas de trabalho. “O nosso objetivo é fazer a caminhada do curso teórico, conhecer a prática, como isso realmente funciona dentro de uma empresa, e depois buscar a parceria dessas empresas para inserir esses alunos no mercado de trabalho”, explica Luciane. 

Formada na última turma de logística do Programa Meu Futuro, Maria Neta de Carvalho Sousa está de olho em uma oportunidade na área e considerou a visita de grande valia para aprofundar o que aprendeu. “Achei muito importante porque você faz o curso e tem a teoria e, a partir do momento que você faz uma visita dessa, começa a vivenciar um pouco, mesmo que ainda não esteja atuando na área já tem uma direção do que é uma logística em si, e foi muito bem representado pela Tramontina”, diz, animada com a experiência. 

Para o professor de logística, Carlos Augusto Lopes, esse tipo de atividade enriquece ainda mais a formação oferecida a esses estudantes. “A importância dessa visita é eles analisarem tudo aquilo que aprenderam na aula com a prática aqui da fábrica, verificando que tudo que foi aprendido eles utilizam aqui no dia a dia da empresa”, frisa.   

Esse projeto iniciado pela SICT neste segundo semestre do ano deve ser ampliado cada vez mais e levado a alunos de todos os cursos. Até o momento o Programa já ofereceu 22 opções em cursos e a equipe busca parceiros em todas as áreas contempladas por eles

Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp