Temp

Horta comunitária da UBS Belval é palco para discussão sobre valorização da vida

- 23 de setembro de 2019

Assim como uma planta, as pessoas também precisam de atenção e cuidados para melhor se desenvolverem e “florescerem”. Foi através dessa analogia que a equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) Hermelino Liberato Filho, do Jardim Belval, utilizou o espaço de sua horta vertical para abordar o tema da campanha Setembro Amarelo: prevenção ao suicídio.

A ação aconteceu na quarta-feira (dia 18) e contou com a participação dos pacientes que compõem o Grupo de Artesanato, pessoas atendidas pelo Consultório na Rua e demais usuários da unidade.

“O tema Setembro Amarelo foi discutido fazendo analogia com os cuidados necessários para o desenvolvimento e a preservação da vida - representada pela horta”, explica a assistente social Ivani Maria de Souza. Ivani conta que as frequentadoras encararam tudo com alto astral: “as pacientes estavam tão animadas que após a horta ainda fizeram um pouco de crochê”. 

A horta foi criada por funcionários e pacientes da UBS em outubro do ano passado e tudo o que ela produz é dividido entre a comunidade. Foi lá que o bate-papo sobre a importância de discutir o suicídio e como identificar e ajudar pessoas em risco de atentarem contra a própria vida aconteceu, justamente durante o replantio das mudas e a revitalização da horta.

O projeto, que leva os usuários a lidarem com o plantio e a manutenção das plantas, nasceu justamente como terapia contra o estresse, a ansiedade, a depressão e outros transtornos psicológicos que tanto têm afetado a sociedade. Outros grupos desenvolvidos na unidade, como o de Artesanato, também agem nessas questões de forma bastante benéfica, além de promoverem maior integração e socialização: tudo a ver com a quebra do tabu com relação ao suicídio, afinal, falar sobre o assunto pode salvar vidas.

Setembro Amarelo
A campanha Setembro Amarelo teve início em 2014, inspirada pelo Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, celebrado em 10/09. Ela é organizada pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM) que, preocupados com os números alarmantes de suicídio e tentativas contra a vida, têm ampliado cada vez mais os debates e as iniciativas para reduzir esses números. A Secretaria de Saúde de Barueri, por meio da Diretoria de Saúde Mental, participa ativamente da campanha, como você pode conferir clicando AQUI.

Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp