Temp

RETROSPECTIVA 2019: Autonomia para as pessoas com deficiência

- 23 de dezembro de 2019

Muitas conquistas e novidades marcaram o ano na Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SDPD), proporcionando mais autonomia à população atendida pela pasta.

2019 começou com os usuários da SDPD colocando obras no Parque Shopping Barueri que foram feitas nas oficinas de cultura. Além de aderir ao símbolo do autismo em atendimentos prioritários, Barueri lançou a Carteira de Identificação da Pessoa com Deficiência, que facilita o atendimento prioritário das pessoas com deficiência em qualquer estabelecimento público ou privado, principalmente para as pessoas com deficiências intelectuais, que, muitas vezes, não são perceptíveis no primeiro momento.

A Prefeitura de Barueri recebeu a equipe da organização Bloomberg Philanthropries, pois a cidade recebeu o prêmio Mayors Challenge pela proposta de criar uma plataforma digital de empregabilidade para pessoas com deficiência. O dinheiro do prêmio financiou notebooks e um curso de programação, e agora os usuários da SDPD estão construindo essa plataforma.

Em agosto, no aniversário de 9 anos da pasta, foi oficializada a implantação do acolhimento Centro-Dia na SDPD, que funciona como atenção singular à pessoa com deficiência e amplia essa assistência aos familiares, oferecendo oficinas de cultura, artesanato, esporte e passeios acessíveis, além de outras ações que estimulam as atividades do fazer.

Foi um ano muito bom para o esporte inclusivo em Barueri. A cidade sediou a primeira Supercopa Interclubes de Vôlei Sentado e conquistou o sexto lugar no Campeonato Brasileiro da modalidade. Já a Bocha conquistou o quinto lugar no Campeonato Paulista. Nesse ano também foi iniciado o projeto de iniciação paraolímpica, em que professores de educação física irão receber capacitação no ano de 2020 para atender melhor as pessoas com deficiência.

Os usuários da SDPD tiveram acesso a lazer como eles merecem em passeios inclusivos para o Parque dos Imigrantes e para a praia, com direito a entrarem no mar. A Virada Inclusiva contou com um baile incrível e muitas atividades de esporte e cultura.

Para fechar o ano com chave de ouro a SDPD entregou dez cadeiras motorizadas para munícipes, que ficaram emocionados com o presente de Natal.
 

Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp