RETROSPECTIVA 2019: Barueri bem cuidada

- 23 de dezembro de 2019

O município de Barueri, por meio da Secretaria de Serviços Municipais (SSM) e a sua Coordenadoria de Serviços Urbanos (CSU), somou 568.197 trabalhos realizados no período de janeiro a dezembro de 2019 – mais que o dobro em relação ao ano anterior.

Quem anda pela cidade pode notar o investimento feito com o objetivo de deixar Barueri cada vez mais bem cuidada. E o número recorde refere-se a serviços como manutenção, conservação de vias, paisagismo em praças e canteiros, limpeza em áreas públicas e praças de lazer, revitalização de pontos viciados de entulhos, roçagem e capinação, poda de grama, plantio de árvores e construção de praças.

À SSM cabe cuidar dos serviços de sinalização, tapa-valas, boca de lobo, pequenas obras, limpeza de córrego, beira de rio e mata ciliar; fornecimento de água, montagem de palanques para eventos e limpeza urbana (coleta de entulho, cacarecos, resíduos de áreas verdes, lixo orgânico; coleta hospitalar de recicláveis e de chorume; coleta em escolas, praças e UBSs - Unidades Básicas de Saúde).

Já a CSU é responsável pelas obras de alvenaria, elétrica, hidráulica, serralheria, telhado, pintura, marcenaria e retirada de bens inservíveis. Responde também pelo cemitério e velório municipal e pelos trabalhos nas escolas municipais da rede, onde foram realizados 592 serviços no ano.

Instituído pela lei municipal 2.580, de 5 de dezembro de 2017, o serviço de coleta residencial de entulho, conhecido como Papa-Entulho, recolheu em Barueri ao longo do ano 34.567 toneladas de resíduos em big bags, sacos flexíveis, contendo restos de materiais de construção, madeiras ou cacarecos.

Com o novo programa, a SSM se propôs a dar fim a pontos viciados como a rua Oscar Kesselring, no Jardim Belval, e outras regiões como Chácaras Marco, Parque Viana, Jardim Paulista e Vale do Sol. Os locais receberam benfeitorias e já não são mais usados para o descarte irregular de entulhos.

A atuação da SSM esteve presente na instalação de equipamentos de academia ao ar livre e construção de praças em locais como: região central (entre alça de acesso do viaduto Tancredo Neves e o Ginásio Poliesportivo José Corrêa), rua Jambeiro (Parque Viana) e Rua Foz do Iguaçu (Jardim Maria Helena).

Os serviços de paisagismo são realizados constantemente em toda a cidade, como o plantio de árvores em trecho de taludes da estrada dos Romeiros, ações em canteiros, passagens de pedestres em praças, jardins e locais como o bulevar, cujo espaço foi revitalizado para a decoração do Natal Encantado de Barueri.

A SSM tem homens criativos. Na região central, na rua Anhanguera (Corredor Oeste), perto da estação, a equipe de pintura desenhou antigos trens da linha férrea Sorocabana e Fepasa (atual CPTM). Em outro ponto de Barueri deixou a sua arte na escultura que traz o nome “BARUERI”, na rotatória de acesso ao bairro Chácaras Marcos.

Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp