Temp

RETROSPECTIVA 2019: Recorde na qualificação profissional

- 23 de dezembro de 2019

A Secretaria de Indústria, Comércio e Trabalho de Barueri (SICT) investiu grandes esforços no fomento a novos negócios na cidade, no incentivo ao empreendedorismo, na valorização do artesão, no crescimento da economia local e muitas outras ações. Mas o que mais chamou a atenção foi a dedicação à qualificação profissional do munícipe.

O Programa Meu Futuro se estabeleceu totalmente com seu ambicioso projeto de abrir as portas do mercado de trabalho ao morador de Barueri através da qualificação profissional. Foi neste ano que os 25 cursos idealizados pela SICT foram totalmente implantados. Também neste ano foram abertas cinco novas fases do Programa, que chegou à sua 9º edição, formando, ao todo, 2.216 alunos. Desde o início do Programa, em 2018, já se formaram 3.891 pessoas.

O Meu Futuro também mostrou que não é um programa que apenas oferta cursos e depois deixa o aluno à própria sorte. A equipe da SICT criou um projeto de acompanhamento que estreita o contato dos alunos formados com empresas da região, promovendo, inclusive, visitas técnicas focadas na área de estudo, ampliando o aprendizado, a experiência e as chances de uma boa colocação no mercado.

Uma cidade que só cresce
Em maio, mais uma vez contrariando os índices nacionais, Barueri registrou crescimento no número de novos negócios no município. Naquele período a cidade já possuía 29.566 inscrições ativas, representando 29,49% a mais em comparação com 2016 e 22% acima de 2017. Essa escalada se manteve durante todo o ano.

Seguindo essa tendência, Barueri despontou em diversos estudos como uma das cidades que mais cresce economicamente. Foi o que mostrou o estudo “Melhores Cidades para Fazer Negócios”, realizado pela Urban Systems para a revista Exame, publicado em outubro. No ranking 2019 a cidade manteve o 1º lugar no indicador “Desenvolvimento Humano”, como em 2018, e subiu uma posição no ranking geral “Melhor Cidade Para Fazer Negócios”, ficando na 4ª posição (ano passado o município ocupou a 5ª posição).

Também em outubro, o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgado pelo Ministério da Economia, mostrou que Barueri é a 3ª cidade do Estado de São Paulo com o maior saldo de vagas formais de emprego, acumulando 1.164 vagas. O município ficou atrás apenas da capital paulista e da cidade de Suzano.

Destaque na Feira do Empreendedor
Pelo 3º ano consecutivo a Prefeitura de Barueri marcou presença na Feira do Empreendedor Sebrae, só que este ano ficou em posição de destaque no evento, com um grande estande muito bem localizado e sua marca logo na fachada do prédio, dentre os principais parceiros desse que é o maior evento de empreendedorismo da América Latina.
 

Temp Temp Temp