Barueri destaca prevenção no Carnaval

- 25 de fevereiro de 2017

Cumprindo o papel de alertar os riscos das IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis, termo que segundo orientação do Ministério da Saúde substitui a antiga nomenclatura  DST – Doenças Sexualmente Transmissíveis) durante o Carnaval, a Prefeitura de Barueri, iniciou a campanha “No Carnaval, com que camisinha eu vou” através da distribuição de preservativos na cidade, dentre outras iniciativas que compõem os serviços oferecidos pelo sistema de saúde da rede municipal.

Para atender a demanda de prevenção, em Barueri, as unidades básicas de saúde foram abastecidas com 10 mil camisinhas masculinas e neste mês foram fornecidas 9 mil unidades para empresas privadas, e em parte delas a Secretaria da Saúde realizou palestras educativas sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis.

Teste rápido
Barueri conta com 8 unidades de saúde que funcionam como referência  para realização de teste rápido HIV e Sífilis. Seguro, o resultado desse procedimento demora cerca de 20 minutos.

De acordo com o coordenador do CTA, Reinildo de Souza, o usuário que procura umas das unidades para realizar o procedimento passa por uma entrevista antes de fazer o teste.  “Em alguns casos, só o aconselhamento da conta da demanda daquele que procura o atendimento. A partir daí, ele próprio decide se deseja realizar de imediato ou numa data futura” destacou.

Campanha para as mulheres
O número de doenças sexualmente transmissíveis entre mulheres cresceu nos últimos anos. Atenta a essa realidade a Secretaria da Mulher realizou na manhã de quinta-feira, dia 23, uma ação de prevenção com a distribuição de preservativos em Barueri em pontos estratégicos com fluxo mais intenso de pedestres.

Blitz da prevenção
Durante as abordagens, uma faixa com os dizeres “Cresce o número de Mulheres infectadas pelo vírus da AIDS – curta o carnaval com saúde” chamou atenção de pedestres e motoristas que circulavam na região central e Vila porto, que foram abordados, também pela equipe da Secretaria da Mulher com  entrega de camisinhas.

Junto com a distribuição de camisinhas foram entregues, também, informativos sobre a PEP que significa Profilaxia Pós-Exposição, é uma estratégia para evitar a infecção pelo HIV, indicado somente em casos excepcionais, como rompimento ou o não uso da camisinha durante a relação sexual.

Camisinhas femininas
Também são fornecidas camisinhas femininas nas unidades de saúde, mediante a orientação profissional que explica à mulher como se faz o uso, o que permite que a mulher tenha o comando na discussão de usar ou não preservativo durante a relação sexual.