Temp

Febre amarela: não há recomendação para vacinação em massa no município

- 24 de fevereiro de 2017

Devido à desinformação ou informações desencontradas com relação à febre amarela, mais uma vez a Coordenadoria de Vigilância em Saúde de Barueri faz um esclarecimento sobre o assunto para a população de Barueri: não existe recomendação de vacinação em massa para a cidade.

“Não é necessário que a população saia correndo para o posto de saúde. Não existe necessidade de tomar vacina de maneira indiscriminada. Barueri continua recebendo as doses que vêm do Estado, mas como não existe esse recomendação para a cidade, elas estão chegando em número menor”, afirmou Rosana Andrade Ambrogini, coordenadora da Vigilância em Saúde.

Até a primeira quinzena de janeiro, a cidade contava com cerca de 1.700 doses. Essas vacinas acabaram rapidamente por conta do medo da população em relação à doença. Agora, o município vem recebendo doses controladas da medicação. Então é importante frisar que apenas quem realmente vai viajar para alguma área de risco é que vai receber uma dose da vacina.

Ainda de acordo com a especialista, nos 12 meses de 2016 foram vacinadas 2.158 pessoas, média de 180 doses aplicadas no mês.  Os números apresentados mostram a grande mudança que houve a partir de janeiro deste ano. Só no primeiro mês de 2017, a Secretaria de Saúde de Barueri vacinou 2.547 pessoas sem que tenha havido mudança epidemiológica no município.

Casos confirmados
Pela última atualização do Ministério da Saúde, divulgada na segunda-feira, dia 20, Minas Gerais, Espírito Santo e São Paulo confirmaram casos da doença. No total, 12,8 milhões de doses extras foram enviadas para os estados com registros de casos, além de outros localizados na divisa com áreas que tenham casos notificados.

Até segunda-feira foram confirmados 274 casos da doença. Ao todo, foram notificados 1.286 casos suspeitos, sendo que 898 permanecem em investigação e 114 foram descartados. Dos 208 óbitos notificados, 92 foram confirmados, 113 ainda são investigados e três foram descartados. Os estados de Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Bahia, Tocantins e Rio Grande do Norte continuam com casos em investigação e/ou confirmados.

Febre amarela
A febre amarela apresenta dois ciclos de transmissão distintos, o silvestre e o urbano. No ciclo silvestre, os macacos são os principais hospedeiros e amplificadores do vírus e os vetores são alguns gêneros de mosquitos. No ciclo urbano, o homem é o único hospedeiro com importância epidemiológica e a transmissão ocorre a partir de vetores urbanos, no caso os mosquitos Aedes aegypti que estão infectados.

Como o Aedes é um possível transmissor da doença, prevenir a proliferação do mosquito é a forma de evitar, não apenas a chegada da febre amarela, mas também a dengue, a zika e a chikungunya.

Contato
O morador que for viajar e quiser saber se é preciso se vacinar ou não pode se informar através da Coordenadoria de Vigilância em Saúde de Barueri pelos, telefones 4163-1049 e 4198-2630.