Temp

Avaliação veicular promovida pela Sema mantém vigilância à qualidade do ar 

- 24 de abril de 2018

A cada semestre a Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente (Sema) promove uma avaliação veicular destinada a automóveis movidos a diesel. Este ano ocorreu a 11ª edição dessa iniciativa, que é totalmente educativa e tem o objetivo de zelar pela qualidade do ar no município, apontando aos condutores o grau de enegrecimento da fumaça emitida. Um selo de aprovação é dado ao motorista cujo veículo esteja dentro das normas para ser colado ao para-brisa, e ele é bem disputado.  

Utilizando a Escala de Ringelmann, os agentes da Sema quantificam a emissão de acordo com a densidade da fumaça observada. O método utiliza um disco de papel com escala colorimétrica constituído de seis padrões de tonalidade que variam entre branco e preto, enumerados de zero a cinco. Zero representa uma fumaça totalmente branca (densidade 0%) e cinco totalmente preta (densidade 100%). Para ser aprovado, o veículo precisa estar entre zero e três (densidade de 60%). O procedimento leva em torno de 10 minutos. 

Frota municipal é 100% aprovada 
A primeira avaliação veicular de 2018 aconteceu nos dias 6 e 7 de abril no estacionamento do Ginásio Poliesportivo José Corrêa e atendeu 88 veículos, todos que prestam serviços à Prefeitura de Barueri. Embora seja uma ação voltada a toda população, quem mais costuma participar são as secretarias municipais.

Com frota totalmente renovada, a Prefeitura teve 100% de aprovação nas aferições. O máximo que os carros registraram foi uma densidade de 40%. “Em versões anteriores era normal ter entre 2 a 5% de reprovação. Hoje, com a frota renovada, esse ano foi zero”, esclarece o diretor do Departamento Técnico de Qualidade Ambiental da Sema, Engenheiro Edson Akira Mihara. 

Segundo Akira, a participação das secretarias municipais é integral na avaliação e isso é importante porque dá o exemplo à população, além de denotar a preocupação da administração com a qualidade do ar. “O importante é que, quando você fala sobre conscientização, sobre cuidado com o meio ambiente, o exemplo tem que sair de casa, neste caso do poder público de cobrar a população para ela fazer a parte dela”, diz. 

O diretor de Tráfego de Ambulâncias do município, Clóvis Peangelo, concorda, tanto que leva muito a sério a avaliação. “Acho importante participar da inspeção veicular porque às vezes a gente não tem como provar que o veículo está em dia. Fazendo a inspeção vai mostrar se o carro está 100% ou 80%. Passando de 70% eu já mando pra oficina”, frisa.  

Em dia com o planeta 
A ação nasceu a partir da Lei Municipal nº 1857, de 4 de setembro de 2009, que criou o “Programa de Controle de Emissão de Fumaça Preta”, obedecendo à Resolução nº 251 de 12 de janeiro de 199 do CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente). 

Ela também faz parte do Programa Município Verde Azul, programa ambiental do governo do estado, lançado em 2007, que avalia a eficácia das cidades na condução das ações previstas na agenda do projeto. Ela disponibiliza às prefeituras e à população o Indicador de Avaliação Ambiental (IAA).  

Aberto a toda população 
No segundo semestre haverá outra avaliação veicular. Todos os moradores de Barueri que possuem carros movidos a diesel podem participar. Além de rápido e gratuito, a inspeção alerta ao condutor possíveis problemas mecânicos. “Quando você faz esse tipo de ajuste no carro, afere ele, você está economizando, a gente passa uma sequência de recomendações ao motorista quando ele é reprovado, dá essa orientação pra ele fazer os ajustes, a manutenção, o tipo de combustível etc”, alerta Akira.  

Temp Temp Temp