Caminhada Inclusiva cria laços e combate preconceito

- 24 de maio de 2017

Com o objetivo de reforçar a importância da inclusão social, no sábado (dia 20), o Parque Municipal Dom José foi sede da segunda edição da Caminhada Inclusiva, evento organizado pelo GMFE (Grupo de Mães e Familiares de Especiais) e contou com apoio da Apae e da Prefeitura de Barueri.

Segundo os organizadores, o adulto que participou da caminhada voltou a ser criança, pois teve a oportunidade de se divertir com personagens de histórias clássicas de quadrinhos, brincadeiras e muita música. A festa proporcionada reuniu centenas de pessoas em frente ao palco do bosque.

Para a moradora Jennifer Helen da Silva a caminhada cumpriu o papel fundamental de socialização. “Nesses encontros, laços são criados entre as famílias que convivem com a deficiência, pois uma mãe entende a outra, e muitas delas enfrentam a vida sozinha, e hoje encontram esse apoio. Além disso, as crianças podem brincar de forma livre e sem receber os olhares de terceiros, que em muitos casos não entendem a deficiência em si”, disse Jennifer, mãe de Pedro da Silva, 11 anos, que tem TEA (Transtorno de Espectro Autista) e participa das atividades sócio-ocupacionais da SDPD.

Uma aula de zumba adaptada na arena de eventos do Parque deu continuidade a uma das propostas da caminhada de proporcionar diversão e bem-estar. Em seguida, os apoiadores da caminhada, a presidente do Fundo Social Estrela Guia, Sônia Furlan, e o prefeito de Barueri, Rubens Furlan, entregaram medalhas aos participantes e reafirmaram o compromisso com as pessoas com deficiência.

“A nossa presença é para dizer que apoiamos essas mães e sabemos da importância desta causa. Vamos lutar para que todos tenham condições de cuidar dos seus filhos”, disse Sônia Furlan.