Pediatria retoma gradualmente atendimentos suspensos durante quarentena

- 24 de junho de 2020

Quando o assunto é criança não pode haver distração nem por um segundo. É por isso que a Diretoria de Saúde da Criança de Barueri, ligada à Coordenadoria de Atenção Básica à Saúde (Cabs), manteve suas atividades mesmo durante o período de quarentena, quando alguns serviços tiveram de ser temporariamente suspensos.

Exemplo disso é o Ambulatório de Prematuros e Alto Risco, que funciona em quatro Unidades Básicas de Saúde (UBS): Amaro José de Souza (Jardim Mutinga), Benedito de Oliveira Crudo (Boa Vista), Hermelino Liberato Filho (Jardim Belval) e Maria de Lourdes Hernandez Matos (Engenho Novo). Lá, as gestantes de alto risco continuaram sendo totalmente assistidas, assim como os bebês que nasceram prematuramente durante esse período.

Embora as atividades em grupo tenham sido suspensas por medidas de segurança durante a pandemia, como é o caso dos grupos de aleitamento materno, o atendimento voltado aos recém-nascidos foi mantido de forma individual, além do atendimento clínico. Isso inclui a primeira consulta e todas as orientações de incentivo ao aleitamento materno e aos cuidados gerais da criança. E já em abril foram retomadas as consultas para crianças menores de um ano de idade.

Mas a diretora de Saúde da Criança do município, Vera Freire Gonçalves, garante: “todos os pacientes pediátricos que procuram a UBS, independentemente da faixa etária, são acolhidos e, se necessário, atendidos em consulta pediátrica”.

A médica também menciona o retorno dos atendimentos a crianças de 1 a 5 anos que já estavam agendados de março a maio. No total, 5.994 crianças estão retornando, de forma gradual, às consultas em todas as UBSs da cidade. Para tanto, várias estratégias estão sendo elaboradas, dentre elas um teleatendimento no qual os pediatras avaliam o prontuário e, por meio da ligação telefônica, estabelecem a conduta mais apropriada a cada caso.

Neste mês de junho também estão sendo retomados os atendimentos no Ambulatório de Pneumologia Infantil, presente em três UBSs: Maria Magdalena Macedo (Jardim Santa Cecília), Hermelino Liberato Filho (Jardim Belval) e Vince Nemet (Jardim Audir). O mesmo está ocorrendo, de forma parcial com aumento gradual, iniciando pelos casos com maior prioridade, com o Ambulatório de Gastroenterologia Infantil, presente na UBS do Jardim Belval.