Temp

Alunos se familiarizam com o trombone na Casa das Oficinas

- 24 de julho de 2018

Aprender a tocar trombone pode ser uma experiência rica e divertida. Estamos falando de um instrumento musical característico de fanfarras e bandas que impressiona pelo tamanho e pelo som produzido. Algumas crianças e adultos da Casa das Oficinas da Secretaria de Cultura e Turismo estão tendo bastante familiaridade com o trombone, pois fazem um curso específico para o instrumento. O curso é ministrado no Ginásio do Jardim Tupanci para interessados a partir dos 12 anos de idade.

De um modo geral, aprender a tocar um instrumento traz autoconfiança, disciplina e estimula a paciência. Afinal, à medida que o aluno evolui no aprendizado passa a confiar mais em si mesmo, e, como não se aprende do dia para a noite, a paciência é fundamental. E é preciso fazer tudo isso com disciplina, esforço e prática constante. Estudos mostram que escutar música e tocar um instrumento musical estimulam o cérebro e podem aumentar a capacidade de memorização.

O Instrumento Trombone
Com 600 anos de idade, o trombone tem muita história para contar. O seu som melodioso, o porte imponente e sua presença na boa música fazem dele um dos instrumentos mais completos em termos de musicalidade, repertório e impacto sonoro. No jazz o trombone é utilizado em Big Bands e pequenos Ensembles, sendo um dos poucos instrumentos a apresentar uma dualidade na sua utilização (música erudita / jazz).

Devido aos diversos tipos de trombone usados hoje em dia, o seu emprego é amplo: nas orquestras sinfônicas, no jazz, passando pelos grupos instrumentais de sopros e/ou metais, Marching Bands, chegando até a música pop.

Mais informações sobre a Casa das Oficinas pelo telefone 4198-0972.