Temp

A logística do Campeonato Amador de Barueri

- 24 de agosto de 2018

Uma rodada do Campeonato Amador de Futebol de Barueri começa muitos dias antes da sua realização. De posse da súmula, preparada no início da semana, os funcionários da Secretaria de Esportes começam a separar as placas dos times de futebol que entrarão em campo. Em algumas praças esportivas, há até seis jogos num só dia.

Depois disso, juntam-se as carteirinhas dos jogadores aptos a jogar (excluem-se os punidos por indisciplina ou por cartões amarelos e vermelhos e anexa-se à súmula e às placas já separadas). Está pronto o pacote. Cícero Jesus de Amorim, o Cição, é responsável por levá-lo aos zeladores de cada campo, que deverá guardar tudo e entregar para o “quarto árbitro” no dia do jogo.

Compete a ele conferir rigorosamente se todos os que estão em campo são exatamente os inscritos. Não é permitido entrar em campo com o uniforme incompleto. O trio de arbitragem também. Se houver fraude, o time poderá ser punido com rigor: expulsão do campeonato e proibição de participação nos próximos dois anos.

A fim de otimizar a viagem, Cição leva também as súmulas e carteirinhas do futsal (essa modalidade não tem placas dos times por que é praticada em ginásios). Há placares eletrônicos em todos eles, mas só são utilizados nas fases finais do campeonato. Quando termina a rodada, todo o material retorna para a secretaria, onde será novamente armazenado.

As placas serão separadas por categoria (juvenil, veterano, super máster etc) e as carteirinhas retornam para o arquivo. Depois de lidas as súmulas e relatórios, aguarda-se quais serão as punições aplicadas aos infratores. Vale lembrar que os atletas nem põem a mão nas carteirinhas para evitar esquecimentos e desvios de conduta.

Na rodada acompanhada pela reportagem no final de julho, a van com todo o material saiu do Ginásio Poliesportivo José Corrêa às 11h e só retornou às 12h55, depois de passar pelo Centro de Treinamento (CT), Departamento de Manutenção, Campo do Esperança, Campo do Reginalice, Ginásio do Belval, Ginásio do Tupan, Campo e Ginásio do Silveira, Ginásio do Parque dos Camargos, Campo do Parque Viana, Campo e Ginásio do Maria Helena e Campo e Ginásio da Aldeia de Barueri.

Não se sabe o exato peso do arsenal, mas foram rodados 82 km. “Se nessa rodada houvesse jogos no Jardim Mutinga e no Parque Imperial, demoraria muito mais”, adverte Cição.

Temp Temp Temp