Exposição Saci Pererê é aberta ao público com mais de 100 obras

- 24 de agosto de 2018

Com o espaço do Museu Municipal lotado, a Secretaria de Cultura e Turismo de Barueri abriu ao público a Exposição “O Inquérito do Sacy”, na quarta-feira (dia 22), Dia Nacional do Folclore. O evento também foi cenário para anunciar a premiação de sete artistas plásticos (de 56 inscritos) cujas obras foram escolhidas no 1º Concurso que leva o mesmo nome da exposição, que segue até 30 de setembro.

Ao todo são 120 obras expostas incluindo pinturas, esculturas e gravuras. Entre os trabalhos, destacaram-se ainda as obras de artistas de Barueri como Carla Fatio, Bruno Portella e Paula Portella, dentre outros. A Exposição também faz referência ao livro de Monteiro Lobato, escrito há 100 anos “Saci Pererê - O resultado de um inquérito”.

O secretário de Cultura e Turismo, Jean Gaspar, elogiou os trabalhos e adiantou que a Exposição fará a estreia do espaço correspondente da futura Praça das Artes, obra prevista para ser inaugurada em 2020.

“Fico feliz em poder valorizar a nossa história, nossa cultura. Apesar de estarmos em cidades urbanizadas, nossas raízes culturais estão no interior do Brasil, no Folclore, presentes na música, na dança e nas demais manifestações artísticas. Não vamos deixar perder essa essência que é bem brasileira”, destacou Jean.

O trabalho que conquistou o primeiro lugar foi uma escultura feita em argila e fibra de vidro do artista plástico Rodrigo Zapparoli. “Eu fiz a obra em 20 dias, estava na expectativa, mas não imaginei que iria vencer”, declarou. Para o segundo colocado Bruno Portella, eventos como a exposição sobre o Saci são essenciais para a cultura do País. “Nós, munícipes de Barueri, temos sorte em ter uma Secretaria da Cultura com profissionais que se dedicam a resgatar nossa história e nossa Cultura”, ressaltou.

Ricardo Albano Lopes, estudante de artes da Universidade Federal do Paraná, veio da cidade de Matinhos prestigiar a abertura da exposição. Ele conquistou o 4º lugar no Concurso. “Minha pesquisa é sobre o folclore brasileiro e certamente vou usar esta exposição para o meu trabalho”.

Confira os vencedores do concurso “O Inquérito do Saci”.
1º lugar – Zappa com a obra escultura “Sacy Atento”
2º lugar -  Bruno Portella “A próxima Travessura”
3º lugar – Grupo Cheira Tinta – obra “Morro do Saci”
4º lugar -  Ricardo Albano  “Nascimento e Morte de um Saci”
5º lugar – Paula Portella “No Aguardo do Inquérito”
6º lugar – Sônia Pinheiro “Fazendo Sopa”
7º lugar – Marilene Gomes “História de Trancoso”

Menção Especial: Troféu Saci para a artista Magda Martins.

Onde: Museu Municipal de Barueri – Avenida Henrique Gonçalves Baptista, 359, Jardim Belval. Entrada franca.

Temp Temp Temp Temp